Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Mais uma vez rumo à final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
29 Mar, 2024

‘Magia’ de Alex Merlim tirou CR Leões de Porto Salvo do caminho (1-3)

Pela sexta edição consecutiva, os Leões de Nuno Dias vão estar na final da prova-rainha. Para isso, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal ultrapassou o CR Leões de Porto Salvo por 1-3, esta sexta-feira, na meia-final da Taça de Portugal, cuja final eight está a ser disputada no Pavilhão Multiusos de Sines.

Diogo Santos e Alex Merlim (dois) foram os autores dos golos Leoninos. Os Tricampeões Nacionais são o primeiro finalista e disputarão a decisão amanhã, (17h00), frente ao vencedor do embate entre SC Braga e ADCR Caxinas na outra meia-final.

Foi com Henrique Rafagnin, Tomás Paçó, Alex Merlim, Taynan e Zicky Té que Nuno Dias iniciou a partida, que não podia ter começado melhor para os Leões. Na primeira grande oportunidade, Diogo Santos foi mais forte no duelo e, depois, não vacilou no cara-a-cara com o guardião André Correia, apontando o 0-1 ainda antes de se cumprirem os primeiros dois minutos. Logo a seguir, Anton Sokolov e Zicky ficaram perto de aumentar de imediato a vantagem.

Embora o conjunto de Oeiras tenha esboçado uma reacção, o Sporting CP manteve-se no controlo e também como a equipa mais perigosa, somando situações de golo de Henrique, Diogo Santos e do capitão Merlim. No entanto, a cinco minutos do intervalo, o CR Leões de Porto Salvo aproveitou da melhor forma uma bola parada e chegou ao empate, graças a um remate surpreendente de Wendell em zona frontal.

Depois, a resposta verde e branca até foi imediata, mas esbarrou no poste, onde Zicky acertou na conclusão de um rápido contra-ataque. A seguir, Taynan obrigou André Correia a uma defesa muito difícil e também Henrique teve de brilhar, a poucos segundos do intervalo, com uma ‘mancha’ na baliza Leonina. 1-1 e tudo por decidir no segundo tempo, que começou bem vivo, mas com as defesas e guarda-redes a superiorizarem-se.

E quando não eram esses, o poste voltou a ser um obstáculo para o Sporting CP. Desta vez, foi Hugo Neves a atirar ao ferro – mais tarde seria Diogo Santos. O ímpeto verde e branco, ainda assim, continuou a cercar a área adversária e teria os seus frutos, já depois de o inspirado guardião adversário ter negado os golos a Neves e Diogo Santos.

Pouco depois, já nada pôde fazer perante um remate cruzado de Alex Merlim, que foi feliz com a sua jogada típica a partir da esquerda e relançou o Sporting CP para a liderança do jogo e da eliminatória. A magia do ‘mago’ Leonino, no entanto, não se esgotou por aqui, uma vez que instantes depois assinou também o 1-3 de livre directo, surpreendendo tudo e todos com uma execução perfeita.

Já a sete minutos do fim, o CR Leões de Porto Salvo apostou no guarda-redes avançado para procurar reentrar na discussão por um lugar na final da Taça de Portugal, mas nada abalou o domínio verde e branco nesta segunda parte. Mais perto do fim, no último esforço da equipa de Oeiras, Ruan Silvestre ainda acertou na barra, mas o 1-3 revelou-se definitivo em Sines.

Superados Eléctrico FC (4-0), SL Benfica (3-2), CF “Os Belenenses” (0-8) e, agora, CR Leões de Porto Salvo, o Sporting CP de Nuno Dias atinge a sexta final consecutiva, das quais só perdeu uma – a da última época. A missão, agora, passa por recuperar o título e chegar à décima Taça de Portugal do palmarés.

Sporting CP: Tomás Paçó, Zicky Té, Alex Merlim [C], Taynan, Henrique Rafagnin [GR], Tatinho, Diogo Santos, Hugo Neves, Wesley França, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Pany Varela, Tiago Macedo