Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

O que é o Aikido?

AIKIDO é uma arte marcial tradicional japonesa criada por Morihei Ueshiba. AIKIDO traduz-se por "A Via da Harmonia com o Universo (Energia)".

Esta arte marcial utiliza inúmeras técnicas que têm o objectivo de incapacitar o poder ofensivo ou defensivo de um ou mais adversários, envolvendo-os no próprio ritmo de acção do aikidoka. AIKI inclui três condições: a estabilidade do nosso centro (corpo); a concentração do espírito de combate (mente); e a respiração.

Na prática é uma disciplina de combate corpo a corpo e com armas (espada e pau) onde se procura o máximo de eficácia utilizando o mínimo esforço.

O segredo desta arte está em conhecer os pontos mais frágeis do adversário, a dinâmica do seu ponto de equilíbrio e acima de tudo o seu comportamento. Perceber as causas que desencadeiam o conflito e como o adversário dirige a sua violência é essencial para criar uma estratégia de forma a evitar o combate. Em último caso, o Aikido permite que o adversário simplesmente não saiba como atacar e dirigir a sua agressividade. A desorientação do parceiro é o primeiro ponto de desequilíbrio a concretizar. Caso a situações seja de violência estrema e haja um ataque cego, esse ataque perder-se-á no espaço não atingindo o aikidoca. A própria intenção e fúria do adversário irão permitir uma projecção ou imobilização fácil.

Aikido no Sporting

O Sporting tem a modalidade de Aikido desde 1994. Até ao presente, foram treinados e graduados todos os leões que quiseram conhecer uma filosofia marcial genuína sem descurar o ponto de vista da defesa pessoal.