Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

De goleada em goleada, os leões seguem demolidores

Por Jornal Sporting
19 Mar, 2017

Sporting CP venceu de forma expressiva o Vinhais por 10-3, com Cavinato em destaque ao fazer um póquer

Antes de falar do encontro que colocou frente a frente o Sporting CP e o Vinhais, em jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional, importa realçar a bonita iniciativa que o Gabinete de Apoio do Clube teve. Este domingo celebra-se o dia do pai e por isso os filhos dos jogadores leoninos quiseram surpreender os pais e entrarem com eles em campo. Só que o árbitro da partida, por ser algo que não estava previsto, decidiu não autorizar para desilusão dos jovens. Uma iniciativa que acabou mesmo por acontecer no final da partida. 

Quanto ao encontro começou com uma enorme surpresa. Cerca de 15 segundos decorridos no Pavilhão Multiusos de Odivelas e já o Vinhais estava em vantagem. Recuperação de bola da equipa visitante e Ivo Oliveira isolado não desperdiçou.

Os primeiros minutos do Sporting CP não foram famosos, com alguma precipitação no momento da finalização. Apesar disso, os leões foram coleccionando oportunidades, com Cavinato em evidência. Primeiro, em excelente posição, rematou por cima após uma boa combinação com Paulinho e logo a seguir, de novo em posição favorável, voltou a rematar para fora. A equipa orientada por Nuno Dias pressionava à procura da igualdade e no lance imediatamente a seguir foi Dieguinho a não ter também a melhor pontaria.

O conjunto leonino tanto insistiu que acabou mesmo por conseguir empatar a partida a 12 minutos do intervalo. Remate cruzado de Dieguinho, com Cavinato muito oportuno a desviar à boca da baliza. Logo a seguir, os verdes e brancos ficaram muito perto de ganhar vantagem no marcador com Deo a rematar com violência à trave. Não marcou o Sporting CP, voltou a marcar o Vinhais por intermédio do capitão de equipa Zezito após um bom desenho ofensivo.

Novamente em desvantagem, os leões criaram várias oportunidades para empatar, com o guarda-redes Tiago a aparecer em grande destaque na baliza do Vinhais. Mas o ataque do Sporting CP não abrandou e teve o resultado desejado, voltando a igualar o resultado num lance de bola parada. Fortino, ao primeiro poste, desviou de calcanhar e a bola chegou aos pés do capitão João Matos que não perdoou.

Os campeões nacionais não diminuiram a intensidade e acabaram por completar a reviravolta no marcador a sete minutos do intervalo. Jogada individual de Paulinho, com o ala a apostar no remate cruzado e a ser bem sucedido. Um minuto volvido e o Sporting CP aumentou a vantagem. Bela jogada de entendimento entre Dieguinho e Cavinato, com o artilheiro do campeonato a bisar na partida. O internacional italiano estava imparável e pouco depois completou o hat-trick, num bom gesto técnico, em mais um lance de bola parada.

Antes do intervalo ainda houve tempo para a formação orientada por Nuno Dias chegar ao sexto golo. Mais um excelente lance ofensivo, com Fortino, ao segundo poste, a empurrar para a baliza deserta. O descanso chegou então com 6-2 no marcador, com os leões a dispararem para um resultado volumoso depois de um início atípico em que estiveram em desvantagem por duas vezes.

O segundo tempo começou praticamente da mesma forma que o primeiro. Ou seja com um golo do Vinhais. Recuperação de bola do guarda-redes Tiago, que criou o desequilíbrio na defesa leonina, com a bola a chegar a Dário e o número 20 a não desperdiçar. Apesar da vantagem volumosa os leões responderam e voltaram a marcar pouco depois, com Fortino a bisar na partida após um excelente passe de Deo.

Depois de muitos minutos sem golos, os verdes e brancos fizeram mais dois num curto espaço de tempo. Primeiro foi Anilton a fazer um belo golo num remate de longe e pouco depois foi Cavinato, novamente com instinto matador, a chegar ao póquer e a fazer o nono golo dos leões. Até ao final houve ainda tempo para os campeões nacionais chegarem às duas mãos cheias de golos, com um auto-golo do defesa da equipa visitante.

Depois de ter ganho por 10-2 ao Vinhais na primeira volta, o Sporting CP voltou a atingir os dois dígitos e manteve a sua campanha goleadora no Campeonato Nacional, tendo atingido o número impressionante dos 116 golos em 20 jogos.

Destaque para a entrada em campo no final do jogo dos filhos dos jogadores leoninos, que depois de terem sido impedidos de entrar lado a lado com os seus pais antes do apito inicial puderam oferecer a tão desejada prenda do dia do pai.