Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Leão solidário

Por Sporting CP
26 Mar, 2020

Erick Mendonça tem produzido máscaras para ajudar profissionais de saúde

Em tempos de isolamento e quarentena devido à pandemia de COVID-19, Erick Mendonça, jogador da equipa sénior de futsal do Sporting Clube de Portugal, tem-se revelado bastante solidário. O atleta faz parte de um projecto que tem produzido máscaras de protecção que têm como destino unidades hospitalares em Portugal. Em entrevista à Sporting TV, o internacional português explicou o projecto.

"Foi uma ideia que não partiu de mim. Sou apenas parte integrante de um projecto que começou através de um amigo do Nuno Mateus, que é o pai da criança que tem o mesmo problema que eu e que foi ver um dos nossos jogos. Foi assim que surgiu esta iniciativa e eu juntei-me. Ele ligou-me um dia a perguntar como é que eu estava e o tema surgiu na conversa. O meu tio tem uma impressora 3D e toda a família juntou-se na produção", começou por dizer, acrescentando ainda uma descrição das máscaras.

"A máscara é feita de plástico. A impressora faz tudo, depois é colocada uma espuma para não magoar o rosto e um elástico para a segurar à cabeça. É ainda acrescentada uma viseira de acetato para proteger os profissionais de saúde", referiu.

Revelando que o projecto "já tomou proporções enormes" e que "Portugal inteiro já enviou mensagens", Erick Mendonça garantiu estar "feliz por poder ajudar". "Não sei quantas máscaras já foram produzidas, mas estamos a unir esforços para conseguir o maior número possível. (...) A ideia é ajudar o maior número de profissionais de saúde possível. Há hospitais que receberam as máscaras inicialmente para experimentar, gostaram muito e pediram mais", contou ainda.

Por fim, o Leão elogiou os profissionais de saúde. "É fundamental ajudarmos quem nos ajuda. Se pudermos fazer alguma coisa, mesmo que não seja muito, porque não? (...) É muito gratificante [ajudar], mas não estamos a fazer nada por aí além. Estamos em casa e temos os profissionais de saúde a trabalhar para nós. Não é mais do que a nossa obrigação", considerou.

Os interessados em ajudar o projecto devem contactar Erick Mendonça através do seu perfil no Instagram.