Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

… e faltam nove!

Por Tito Arantes Fontes
21 Mar, 2024

Campeonato Nacional 1 - No domingo à noite jogámos contra o Boavista FC no nosso Estádio José Alvalade. O jogo começou de modo surpreendente, visto que - logo aos três minutos - sofremos “caído não se sabe de onde” um golo do nosso adversário, numa jogada em que acumulámos alguma passividade conjugada com uma “sorte das Arábias” do nosso adversário. Havia, pois, que ir à luta e com pundonor, com “tudo”! Foi o que - de modo acertado e em crescendo - o SPORTING CP fez! Paulatinamente fomos tomando conta do jogo e acercando-nos cada vez de modo mais perigoso do último reduto boavisteiro. Assim, depois de várias valorosas iniciativas de Trincão (que viu um golo anulado parcos minutos depois de estarmos a perder, por anterior fora de jogo de Paulinho), mesmo ao findar da primeira parte alcançámos o empate numa bela combinação de Paulinho com Morita com conclusão superior já à entrada da pequena área do nosso Gyökeres! O Estádio veio “abaixo”!

Campeonato Nacional 2 - A segunda parte foi um autêntico “festival de futebol”, durante a qual marcámos “só” mais cinco golos! É obra! No total do jogo - para além de outras oportunidades, como aquela do Diomande na “cara do golo”, quando o jogo ainda estava empatado - marcámos seis golos, “hat-trick” de Gyökeres (o segundo golo após mais uma das suas belas arrancadas e o último de penálti), dois de Paulinho (bela desmarcação no coração da área e cabeçada num canto) e um de Nuno Santos (a desviar para baliza fantástica incursão de Gyökeres pelo lado esquerdo e linha de fundo da área adversária).

Destaques individuais - Indiscutivelmente Gyökeres foi o “homem do jogo”! Soberba exibição de um grande, grande avançado! Paulinho, no seu estilo mais “cerebral”, fez também óptima exibição, pelos golos que marcou e pelo mais que fez, incluindo a assistência para o primeiro golo. Nuno Santos merece também especial menção! Hujlmand e Morita muito bem também, que dupla de “meio-campo” aqui temos! E - claro está - o nosso Daniel Bragança rubricou uma bela segunda parte! Está feito um “senhor jogador”, com os seus “pezinhos de luxo”, cada vez mais confiante, decisivo e oportuno! Cumpre-se o que Rúben Amorim disse no início da época… o Dani é mesmo um dos nossos grandes reforços desta época!

Estatísticas - Mais de 70 por cento de “posse de bola”, para cima de 500 passes, com precisão de passe superior a 90 por cento, 23 remates à baliza, dos quais 11 enquadrados… foi uma grande exibição coroada com mais uma goleada, das maiores que na história já infringimos ao sempre difícil Boavista FC!

Arbitragem - António Nobre apresentou-se em Alvalade ao seu nível, isto é medíocre (Coroado vai até mais longe e escreve que Nobre tem “muito (sor)riso, pouco siso”!). Depois de no jogo com o FC Arouca, em Alvalade, ter assinado a inexplicável expulsão do Diomande ainda na primeira parte, veio, desta feita e depois de ter alimentado muita “irritação” das bancadas de Alvalade (coroada com a monstruosa assobiadela com que foi brindado na sua saída no intervalo do jogo), mostrar como lhe é difícil marcar um penálti a favor do SPORTING CP… na verdade, não fosse o VAR (Luis Godinho, hélas!) e Nobre teria errado, mais uma vez… assim, pese embora lhe tenha custado uma “eternidade”, lá teve de ”dar a mão à palmatória” e assinalar aquilo que já milhões tinham visto, ou seja o penálti pelo evidente agarrão / placagem ao Gonçalo Inácio! Enfim, com “nobres” destes não há mesmo povo que resista… sem assobiar!

Liga Europa e Pote - Fomos a Bérgamo e até podíamos ter sido mais felizes… aqueles dez minutos finais mostraram bem como podíamos ter vencido “lá” estes oitavos-de-final. Má notícia foi mesmo a lesão de Pote! Nós a festejarmos o seu golo (óptima jogada!) e o nosso Pote em lágrimas, com as dores… foram imagens que valem mil palavras! Estamos, como todos, a acompanhar a evolução do seu estado e da sua recuperação… Força, Pote!

Academia Cristiano Ronaldo - Esta semana a FPF concedeu, mais uma vez, o certificado de entidade formadora “cinco estrelas” à nossa Academia! Todos sabemos da enorme valia do trabalho que diariamente aí é desenvolvido! Parabéns, Paulo Gomes! Parabéns, Tomaz Morais! E… obrigado!

Kit Jones - Gente amiga diz-me que este nosso antigo e genial jogador de basquetebol vem a Portugal em Maio próximo. Recuo 50 anos… ao início dos anos 70, no “meu” Liceu D. João de Castro, andávamos muitos miúdos de “fitinha na cabeça” (incluindo eu próprio) à conta do Kit, o genial americano que jogava no SPORTING CP e que íamos ver treinar e jogar ao velhinho Pavilhão da Ajuda! Grandes memórias de um fabuloso basquetebolista que encantou muita miudagem… e não só! Kit Jones foi e é uma “lenda” do nosso Clube! Oxalá venha mesmo a Portugal!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!