Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

102 anos de uma "Razão de Ser"

Por Juvenal Carvalho
28 Mar, 2024

A cada edição de aniversário do Jornal Sporting, no caso já são 102 anos de vida do Jornal de Clube Mais Antigo do Mundo − o nosso, sinto um enorme e orgulhoso sentimento de fazer parte da sua tão dignificante História. De ter o privilégio de, não sabendo quantificar em quantas edições escrevi semanalmente, − já são muitas − desde aquele telefonema do Rúben Coelho a convidar-me para cronista, saber que a minha opinião é lida pelos "meus". Aqueles que, como eu, sentem o Sporting Clube de Portugal de forma apaixonada. Porque é com um misto de responsabilidade, mas sempre com amor − só assim o sei fazer quando falo do nosso Clube − que escrevo cada caractere a cada semana.

O Jornal Sporting, que comecei a ler ainda em criança, quando religiosamente ia a casa do Sr. Brito, um "velho Leão" que era o meu vizinho do piso de baixo, é um companheiro de sempre. Leio-o aos dias de hoje, a cada edição, com a mesma gula daquele tempo, sempre ávido de saber "coisas" do "meu" Clube. Foi nele que me habituei a ler e a idolatrar desde sempre aqueles que eram as referências do meu tempo, desde jovem até aos dias de hoje.

E tantas e tão díspares elas são, do passado longínquo com Francisco Stromp como figura inspiradora, seguido por tantos homens e mulheres que fazem do nosso Museu um espaço que faz Sporting Clube de Portugal, como desde a fundação o quiseram os nossos fundadores... Um Clube Grande, tão Grande como os Maiores da Europa!

A História do nosso Jornal Sporting começou no já longínquo dia 31 de Março de 1922, o primeiro título de capa do então Boletim, foi uma "Razão de Ser", sob a direcção de José Serrano e desde então tem sido marcada pela evolução dos tempos. Do papel de então, muito mais lido noutros tempos, para o digital de hoje, muito mudou. Hoje os tempos são os de clicar num botão e aceder a todas as notícias nele impressas, sobretudo para as novas gerações. Os mais antigos no tempo, ainda mantêm o velho hábito de o assinar, comprar em banca ou até mesmo esperar pelo dia de saída e ir beber o seu café aos Núcleos do Sporting CP espalhados de Norte a Sul, ilhas, ou até mesmo no estrangeiro, para o folhear de ponta a ponta.

Dizer que por aqui passaram grandes e incontornáveis nomes do jornalismo português é algo que não poderá deixar ninguém indiferente. Desde diretores a chefes de redacção, passando pelos jornalistas e secretariado.

Ganhei amizade com alguns deles. Uns que a marca inexorável do tempo os levaria, outros que felizmente ainda estão entre nós. Li grandes textos de exaltação clubista. Grandes artigos de opinião. Grandes reportagens foram também feitas nesta "casa".

Mas todos nós temos as principais referências. E as que faziam mesmo as minhas delícias eram as prosas contundentes e de defesa do Sporting CP escritas pela pena de Inácio Teigão. Jamais as esquecerei. Tal como de Silva Falcão, que era o homem do basquetebol, a "minha" modalidade, e que escrevia enormidades. Fazia de jogos menos conseguidos, uma escrita à NBA. Também a D.ª Leonor Roque, que não pode ser indiferente a ninguém que com ela, teve o privilégio de privar. Uma Senhora que faz parte integrante do nosso Clube e do nosso Jornal, como poucas. Obrigado, D.ª Leonor.

Com estes nomes, longe de mim estar a desconsiderar ou menorizar alguém. Antes pelo contrário. Apenas quis, evocando-os homenagear um colectivo de grandes homens e mulheres que ao longo dos anos mantiveram vivos este jornal. Hoje sob a liderança de Mafalda Barbosa. Que tem a particularidade de ser um rosto feminino pela primeira vez na história na direcção do nosso Jornal. Uma outra sensibilidade. Um outro olhar.

Longa vida à Mafalda e ao Jornal Sporting.

Venham mais 102!

P.S − Nos seus 102 anos, o nosso Jornal já fez notícia de inúmeros troféus nas mais diversas modalidades. E esta edição de aniversário não foge à regra, com a conquista da quinta Taça de Portugal de voleibol da equipa sénior masculina. Agora, falta o Campeonato e queremos muito essa conquista, sabendo que temos rivais de peso a querer o mesmo. Que comece o play-off do título.