Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um Clube eclético à conquista da Europa

Por Jornal Sporting
12 Abr, 2018

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3671

“Um Clube tão grande, como os maiores da Europa”. Esta foi a visão do nosso fundador e que, a equipa liderada pelo Presidente Bruno de Carvalho, tem vindo a materializar ao longo destes últimos cinco anos, nas suas diversas modalidades. Primeiro, fazendo regressar ao Clube modalidades tradicionais, como são os casos do hóquei em patins, do voleibol, do râguebi, do basquetebol (aqui só formação), do futebol feminino. Mas também a criação de raiz de modalidades paralímpicas em que somos referência a nível mundial, onde o goalball é um dos exemplos. Mas todo este esforço não seria suficiente se, paralelamente, não dotasse as diferentes modalidades de condições que lhes permitissem ser mais competitivas, e possibilitar-lhes a disputa de títulos, não só a nível nacional mas também europeu, criando e modernizando infraestruturas, de que o Pavilhão João Rocha (PJR) é um caso paradigmático, profissionalizando ainda estruturas de apoio como é o caso do Gabinete de Apoio ao Atleta, o Sporting Olympics ou o Gabinete Médico.


São já 28 títulos europeus, sendo que seis foram conquistados nos mandatos da actual Direcção, respeitante a quatro diferentes modalidades, o que dá uma média superior a um título europeu por ano.

Vinte e nove anos depois, o hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal volta a uma fase final da Liga Europeia, no caso à final four que se realizará a 12 e 13 de maio, troféu que já conquistou há mais de 40 anos, e por aqui se percebe também a relevância deste feito. Esta qualificação foi carimbada após eliminação da Oliveirense nos quartos-de-final, com o resultado da primeira-mão, realizada em Oliveira de Azeméis, e o da segunda-mão no Pavilhão João Rocha, a repetir-se, 3-2 favorável ao nosso Clube.

O hóquei em patins regressou ao Sporting CP, enquanto modalidade oficial, em 2013, tendo conquistado neste período uma Taça CERS (15/16), ocupando actualmente a liderança do Campeonato Nacional. Agora, nas meias-finais da Liga Europeia, saiu-nos em sorte o FC Porto que eliminou, nos quartos-de-final, o nosso rival da luz.

Anteriormente, já o futsal tinha garantido a qualificação para a final four da UEFA Futsal Cup, onde irá medir forças nas meias-finais com um rival bem conhecido, os húngaros do Eto Gyor, em jogo marcado para dia 20 deste mês. A competição, que se jogará em Saragoça, terá na outra meia-final dois colossos do futsal europeu, os espanhóis do Inter Movistar (campeão em título) e o Barcelona. Em termos nacionais, o futsal do Sporting CP lidera isolado o Campeonato Nacional de forma confortável.

O atletismo também tem pela frente a possibilidade de mais uma conquista Europeia após ter alcançado um feito inédito ao ganhar, este ano, na mesma edição, a Taça de Clubes Campeões Europeus em Corta-Mato, tanto em masculinos como em femininos. Agora é a vez de disputar o título europeu em pista, a ter lugar em Agosto, em Berlim. Em termos nacionais, os nossos atletas continuam a somar conquistas.

O andebol disputou a fase de grupos da “Champions”, enquanto que o ténis de mesa alcançou um feito inédito, ao disputar as meias-finais da mais forte competição europeia de clubes. Ambas as modalidades encontram-se na liderança dos respectivos Campeonatos Nacionais. O voleibol, por seu lado, modalidade que regressou este ano ao Clube, terá no próximo fim-de-semana o primeiro jogo da final frente ao nosso rival na Luz, sendo que os dois seguintes vão jogar-se no PJR. Em caso de necessidade, haverá mais um jogo na Luz e depois outro no PJR.

O futebol está nos quartos-de-final de uma competição europeia, o que também há muito não acontecia, discutindo hoje o apuramento para as meias-finais da Liga Europa. É necessário recuperar de uma diferença negativa de dois golos, após a derrota sofrida na passada quinta-feira em Madrid.

Este ano tivemos também uma conquista inédita, após a vitória no Campeonato Nacional e a conquista do título Europeu de Clubes no Goalball, o que, além de revelar e afirmar, cada vez mais, o ecletismo do Sporting CP, demonstra também a nossa preocupação ao nível da inclusão.

Boa leitura!