Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morai

Triplos fizeram grande parte da diferença no desaire Leonino

Por Sporting CP
04 Nov, 2025

Eficácia italiana de longa distância nos dois primeiros quartos foi decisiva. Sporting CP perdeu por 89-72 frente ao Dinamo Basket Sassari

A equipa de basquetebol do Sporting CP perdeu esta terça-feira por 89-72 diante do Dinamo Basket Sassari, na 4.ª jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup, num encontro em que os Leões ainda conseguiram uma muito boa recuperação no marcador no terceiro quarto, mas em que depois pareceram acusar algum cansaço físico e psicológico, para os 89-72 finais que não reflectiram o equilíbrio vivido em muitos momentos do jogo realizado na Sardenha.

Uma das conclusões da partida foi a de que, quando uma equipa consegue acertar nove triplos em 14 tentativas na primeira parte para uma percentagem de acerto de quase 65 por cento, pouco há a fazer para o adversário.A equipa de basquetebol do Sporting CP ‘sentiu isso na pele’ no jogo desta terça-feira e o resultado final fica muito ‘marcado’ por essa fase do segundo quarto de grande inspiração da equipa da Sardenha.  

Houve uma fase nos segundos dez minutos em que caíram no cesto quase todas as tentativas dos italianos, que curiosamente até começaram por falhar as primeiras.

Mas depois, a mira ‘afinou’ e com isso, o resultado foi avolumando até aos 55-41 que se registavam ao intervalo, uma diferença de 14 pontos que se afigurava difícil de recupear nos últimos 20 minutos.

O Sporting CP também conseguiu alguns triplos, por Claude Robinson, Malik Morgan, Brandon Jonhs Jr  Diogo Ventura e Swenson, mas sem os níveis de eficácia da equipa italiana, que variou entre uma exploração mais constante do jogo interior nos primeiros 10 minutos, para depois apostar mais nos atiradores de longa distância nos segundos 10 minutos.

O Sporting CP teve alguns bons momentos, mas também alternados com perdas de bola sem lançamento, lançamentos não convertidos e uma defesa abaixo do nível habitual. 

55-41 era o resultado ao intervalo e nova lançamentos convertidos em 14 tentados na percentagem de três pontos da equipa italiana, com quase 65 por cento de acerto.  

No terceiro quarto, o Sporting CP conseguiu uma grande recuperação até ao 57-50 (os Leões recuperaram metade dos pontos que estavam a ter de desvantagem), mas um novo triplo da equipa italiana fez 62-52, com a formação Leonina a melhorar bastante defensivamente por essa altura. 

72-62 era o resultado no final do terceiro quatro, com os italianos a baixarem a percentagem de triplos, mas ainda assim acima dos 50 por cento (55 por cento mais precisamente).

No último quarto, o Sporting CP reduziu a 72-65, com bom jogo interior, nomeadamente de Claude Robinson, em nova recuperação meritória dos Leões, mas novo triplo dos italianos deu o 75-65. 79-69 a 4’56 para o final tornava muito difícil a recuperação do Sporting CP, que baixou o acerto na eficácia de lançamentos, face à vontade de encetar uma nova recuperação.  

87-72 era o resultado já dentro do último minuto, com mais um triplo dos italianos e a contabilidade do jogo ficou definitivamente encerrada com um ‘afundanço’ para o 89-72 final.