Leoas retomam caminho das vitórias
08 Fev, 2026
Triunfo do Sporting CP em casa do Clube União Sportiva (73-75) na jornada 18 da Liga
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo na casa do Clube União Sportiva, por 73-75, na 18.ª jornada da Liga.
O triunfo obtido nos Açores retoma o caminho das vitórias às Leoas, além de representar um passo importante para a desejada presença nos play-off, aos quais acedem as oito equipas mais bem classificadas da fase regular.
O jogo foi decidido nos últimos segundos e compensou a equipa mais regular e que geralmente andou na frente do marcador – a formação do Sporting CP.
O Sporting CP teve uma entrada de Leão e no final do primeiro quarto vencia por 17-30, com Simone Costa a mostrar grande inspiração – terminou os primeiros dez minutos com 13 pontos averbados e com grande precisão nos lançamentos de longa distância.
Apesar de algumas baixas no jogo interior, o Sporting CP limitou muito vários ataques da equipa da ilha de São Miguel e rodou bem a bola no ataque.
No segundo quarto, a eficácia de lançamento do Sporting CP baixou, a equipa da casa conseguiu reduzir a distância, com as Leoas a sentirem mais dificuldades junto à tabela defensiva, ainda que nas estatísticas finais, cada uma das equipas tivesse terminado o jogo com 43 ressaltos ganhos. 37-44 era o resultado ao intervalo.
Num jogo de muita entrega de ambas as equipas, mas com o cesto a ficar cada vez menos acessível para ataques de boas percentagens de acerto, o marcador não subiu grandemente dos dois lados, mas o Sporting CP saiu na frente por 56-61 ao final dos terceiros dez minutos, com Luana Serranho a atirar com qualidade de três pontos.
O último quarto foi uma ‘roda-viva’ de emoções, sobretudo nos instantes finais. Dayna Rouse começou bem, com quatro pontos consecutivos, mas a equipa açoriana, que nunca se entregou, conseguiu passar para a frente perto do fim por 71-69, um triplo de Simone Costa (terminou o jogo com 25 pontos) devolveu a liderança às Leoas no 71-72.
Depois a equipa da casa teve uma perda de bola sem lançamento, por uma jogadora tocar com o pé fora das quatro linhas com a bola na mão e, a seguir, a frieza de Luana Serranho da linha de lance livre (a base terminou o jogo com 19 pontos), com três lançamentos concretizados em quatro tentativas, selou o triunfo Leonino por 73-75, justo, suado e muito saboroso, perante um adversário muito aplicado e que valorizou bastante a vitória do Sporting CP.