Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Modalidades

Bilhar

Está aqui

Bilhar

Segundo se julga saber, as primeiras mesas de bilhar terão aparecido em França em 1469. A modalidade de bilhar abrange hoje três grandes sectores: a Carambola, o Pool e o Snooker. A carambola, desde 1936, e o Pool, desde 1990, e o Snooker, mais recentemente, estão integrados na Federação Portuguesa de Bilhar com os seus calendários regulares de provas oficiais em cada época.

A modalidade existe no Sporting CP desde a década de 30 mas foi na década de 40 que a vertente competitiva se estabeleceu de forma mais organizada, altura em que se registaram os primeiros de dezenas de títulos nacionais colectivos e individuais. O Clube faz-se representar nas variantes de Carambola e Pool, a primeira desde 1933, com uma interrupção em 1994 e a segunda desde 1997, tendo estado suspensa entre 2002 e 2014.

De salientar a prestação internacional do clube com várias posições de mérito numa modalidade completamente amadora, principalmente em Carambola, onde o Sporting Clube de Portugal foi vice-campeão da Europa em três ocasiões na Taça dos Clubes Campeões Europeus às três tabelas. 

Jorge Theriaga, director da modalidade, atleta do Clube e símbolo maior do bilhar português é a maior referência também do Sporting. Desde 1972 que está no Clube, afirmando-se desde então como o principal dinamizador da modalidade.