Rui Borges: "Equipa deu uma grande resposta"
04 Nov, 2025
Declarações depois do empate em Turim
No final do empate (1-1) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa dos italianos da Juventus FC, para a UEFA Champions League, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa em Turim e respondeu às perguntas dos jornalistas.
Análise ao jogo
"Acho que na primeira parte tivemos as duas coisas. Tivemos a capacidade, inspiração e qualidade em termos de jogo posicional no processo ofensivo. No defensivo, conseguimos anular, às vezes com maior dificuldade, mas jogámos contra uma grande equipa. Na segunda parte, faltou um pouco mais de inspiração para controlar melhor o jogo com bola, mas tivemos o compromisso e a atitude competitiva. O jogo foi difícil, contra um adversário com muita qualidade, num campo difícil. Jogo muito competitivo e intenso, foi um grande jogo de UEFA Champions League. Teve de tudo um pouco. A equipa deu uma grande resposta e se queremos andar entre os melhores temos de ter esta capacidade, humildade e coragem com e sem bola."
Substituições de Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda
"Na primeira parte estavam a ter alguma dificuldade. Estávamos a deixar rodar e encarar a nossa linha defensiva, o que nos obrigava a correr muito mais. Na segunda parte até melhoraram um bocadinho, mas faltava alguma frescura. Para ser honesto, fiquei tentado a mexer mais cedo pela dificuldade que estávamos a ter nesse espaço, que até era o lado mais forte da Juventus FC. Tivemos alguma dificuldade, mas estávamos a fazer um belíssimo jogo independentemente disso."
João Simões
"Esteve em dúvida até ao início do jogo. Teve um pequeno percalço no treino, mas sentia-se muito bem hoje e fez um belíssimo jogo. Quando saiu, estava no limite do esforço e saiu pelo cansaço."
Luis Suárez
"[Começar no banco] foi opção. Teve, também, um ligeiro desconforto no joelho no jogo passado, mas não era impeditivo."
Rendimento da equipa
"Não jogámos contra uma equipa qualquer. É uma grande equipa, em sua casa, perante os seus adeptos, onde ainda ninguém ganhou esta época. Tivemos muita qualidade na primeira parte. Fizemos o 0-1, o Francisco Trincão acertou depois na barra. Não tivemos tantos remates como costumamos ter no nosso campeonato, mas a exigência é muito maior. Eles tiveram dois remates para duas defesas do Rui Silva na primeira parte. Na segunda, eles tiveram alguma superioridade e nós tivemos alguma posse, mas pouco objectiva. Fomos perdendo alguma frescura e notava-se nas tomadas de decisões. Andámos mais vezes em transições e não queríamos andar nesse jogo. Houve mais frescura da Juventus FC, mas só conseguiram perigo nos últimos minutos. Até aí, estávamos competitivos e a linha defensiva estava muito bem. Jogamos contra grandes equipas e o desafio é sermos constantes na qualidade de jogo durante mais tempo. No nosso campeonato, temos tido essa capacidade, mas aqui a exigência é muito maior."