Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Neste clube só se pensa em ganhar"

Por Sporting CP
08 Fev, 2026

Clássico em casa do FC Porto é já esta segunda-feira

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, às 20h45 desta segunda-feira, o FC Porto para a 21.ª da Liga Portugal e Rui Borges fez a antevisão ao clássico.

Em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo, este domingo, o treinador verde e branco respondeu às perguntas dos jornalistas.

Antevisão ao jogo
"São momentos diferentes de parte a parte [em comparação com o clássico da primeira volta]. Tínhamos algumas ausências, mas nem foi muito por aí. Foi um jogo competitivo e dividido que podia ter caído para qualquer lado e infelizmente foi para o do FC Porto. Agora estamos em fases diferentes e as equipas estão mais identificadas com as ideias de cada treinar. Tal como o primeiro jogo, vai ser muito competitivo e intenso. Que seja um bom jogo num ambiente que vai ser fervoroso. Acima de tudo, que sejamos capazes de fazer um bom jogo."

Importância do jogo
"É um jogo importante independentemente da diferença pontual. Estamos num momento da época já avançado, mas é, para mim, um jogo importante e não decisivo. Claro que temos noção da diferença pontual, mas não acho que seja um jogo que vai ditar o Campeão, até porque ainda faltam muitos jogos."

Favorito
"Vou ser coerente com o que digo sempre: quem está melhor é quem vai na frente. O FC Porto está na frente do campeonato e tem diferença pontual para o segundo. Dada a nossa classificação actual, são as duas melhores equipas do momento, com o FC Porto a estar melhor porque o tem conseguido e demonstrado. Serão duas equipas motivadas e confiantes. Da nossa parte, acreditamos no que seremos capazes de fazer perante um bom adversário sem fugir ao que somos."

Luis Suárez e lesão de Antoine Baroan
"É um momento difícil para o atleta em causa. É um colega de profissão. Mexe com toda a gente, é um momento triste. Infelizmente, é o nosso trabalho e estamos todos sujeitos a algo menos bom a qualquer momento. [Luis Suárez] não tem de se sentir culpado. Demos uma palavra de conforto, assim como os responsáveis do AFS no final do jogo. Senti-o motivado e preparado para a exigência do jogo de amanhã."

Desgaste
"Não pode servir de desculpa. É o que é. Os jogadores não quereriam descansar se lhes perguntasse. Vão estar preparados para um jogo diferente, não há como fugir a isso. É um jogo grande entre o primeiro e segundo classificados. Em termos mentais, deixa-nos mais focados, comprometidos e rigorosos, espero eu, assim como motivados. Termos jogado 120 minutos [com o AFS] foi culpa nossa e temos de saber lidar com isso. Já passou e estamos focados no FC Porto."

Bolas paradas
"Treinámos como treinamos para qualquer adversário. É um ponto forte do FC Porto devido à parte atlética, que é muito forte. São fortes em duelos, altos, intensos, competitivos. Torna-os mais fortes nos esquemas tácticos ofensivos, mas treinámos como treinamos normalmente. Sabemos que são fortes e atléticos, que têm qualidade, mas temos de estar preparados como temos estado sempre. Temos tido uma época boa nesse momento de jogo."

FC Porto
"O FC Porto é, claramente, uma equipa fortíssima em termos defensivos. É a equipa que menos concede aos adversários, o que dita bem a capacidade defensiva do seu colectivo e não apenas da linha defensiva. São muito comprometidos, intensos e fortes na transição defensiva. (…) Em termos ofensivos, também criam as suas oportunidades. É uma equipa muito vertical e agressiva na procura da baliza adversária. Também temos a nossa parte ofensiva, onde somos os melhores a nível nacional, e vai ser um bom jogo nesse sentido. A equipa que menos concede contra a que mais cria."

Zeno Debast e Fotis Ioannidis
"Estão fora dos convocados."

Estratégia
"Não vou falar da nossa estratégia de jogo. Tem muito a ver com o momento do jogo e da equipa. Gostamos de ser bastante pressionantes, mas vamos ter momentos com bloco mais baixo e outros mais baixo até pela qualidade do adversário. Tal como vai acontecer ao contrário. A equipa vai respondendo a percebendo o seu momento e o do adversário. Temos de saber estar equilibrados, coesos e competitivos."

"O nosso pensamento é apenas e só ganhar. Somos Bicampeões e uma grande equipa, como temos demonstrado. Vamos defrontar outra grande equipa e queremos ser competitivos. Neste clube só se pensa em ganhar e vai ser sempre assim, independentemente do adversário."