Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Photo by João Pedro Morais

Desaire no último jogo da fase regular

By Sporting CP
13 May, 2022

Futsal deixa fugir vitória nos minutos finais diante do CRC Quinta dos Lombos

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal encerrou a fase regular do Campeonato Nacional com uma derrota por 6-5 em casa do CRC Quinta dos Lombos, nesta sexta-feira, em encontro da 26.ª e última jornada que ficou decidido nos minutos finais.

Já com o primeiro lugar assegurado, os Leões tiveram pela frente o quinto classificado da tabela, que também já tinha garantido a passagem aos play-offs, num duelo em que o técnico Nuno Dias não contou com Alex Merlim, Bernardo Paçó e Zicky por opção e Waltinho devido a castigo.

A turma de Alvalade entrou dominadora e inaugurou o marcador logo aos três minutos. Na sequência de um primeiro remate de Pauleta, travado pelo guarda-redes adversário, Pany Varela aproveitou e na recarga fez as redes da baliza contrária balançarem pela primeira vez.

Apesar da resposta não se ter feito esperar, com os homens da casa a obrigarem Gonçalo Portugal a uma boa defesa, pouco depois surgiu o 0-2. Cardinal foi servido por Miguel Ângelo e não perdoou, assinando um grande golo à meia-volta quando estavam decorridos seis minutos.

A meio da primeira parte, Guitta foi lançado e o Sporting CP passou a jogar em 5x4, empurrando o adversário para o seu meio-campo defensivo. Aos 16 minutos, Cavinato dilatou para 0-3 depois de receber de peito e chegou aos 22 golos que fazem dele o melhor marcador do campeonato.

Apesar da margem confortável, os dois minutos finais foram de alta intensidade e trouxeram mais quatro tiros certeiros. Pauleta, com um auto-golo, e Kaká encurtaram para a diferença mínima (2-3), mas Tomás Paçó repôs a vantagem de dois (2-4). Quando faltavam 37 segundos para jogar, Willian Carioca colocou o nome na lista de artilheiros e fechou o resultado ao intervalo: 3-4.

Com tudo tudo por decidir, a segunda metade acabou por ficar marcada pela falta de eficácia da formação verde e branca. Os Leões deram sinal mais desde o arranque, ao exercerem uma pressão asfixiante que dificultou muito a vida ao adversário, e registaram inúmeras ocasiões de perigo - com destaque para uma bola no ferro de Pany Varela -, mas não conseguiram concretizar.

Já nos quatro minutos finais, a emoção regressou à quadra com quatro golos. Cardinal fez o 3-5, mas o CRC Quinta dos Lombos passou a jogar em 5x4 e fez o empate no espaço de poucos segundos, com Willian Carioca a marcar em dose dupla e a chegar ao hat-trick, empatando 5-5. No seguimento, Erick ainda atirou à trave, só que a 55 segundos do fim Tiaguinho fixou o 6-5.

Terminada a fase regular, o Sporting CP vai defrontar o FC Azeméis ou o CR Leões de Porto Salvo nos quartos-de-final dos play-offs, que arrancam a 28 de Maio. Antes disso, o foco estará na final-eight da Taça de Portugal, que vai ser disputada entre 18 e 21 de Maio no Pavilhão Multiusos de Sines. O adversário nos ‘quartos’, agendados para quarta-feira, será o CR Candoso.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Pauleta, João Matos [C], Esteban Guerrero e Pany Varela; Guitta [GR], Diego Cavinato, Erick Mendonça, Cardinal, Miguel Ângelo, Caio Ruiz e Tomás Paçó.