“Ganhar a aprender é positivo”
26 Jul, 2015
Balanço de Jorge Jesus ao estágio dos ‘leões’ na África do Sul
Jorge Jesus, treinador do Sporting, mostrou-se muito satisfeito numa espécie de balanço ao estágio de uma semana na África do Sul. Mesmo colocando o tónico na necessidade de tempo para uma melhor assimilação de ideias, o técnico destacou a evolução que já se nota na equipa e explicou que é sempre melhor ir aprendendo a ganhar.
“Fazendo uma análise aos dois jogos, sabíamos que hoje seria um encontro com maiores dificuldades e estivemos melhor, até porque se assim não fosse não conseguiríamos ganhar ao Crystal Palace, equipa que fez uma grande segunda volta na última temporada. Ganhar é sempre melhor mas ainda temos muitas coisas para crescer. Estamos ainda com três semanas de trabalho e ainda há muito tempo de aprendizagem. Ainda assim, ganhar a aprender é positivo. É bom começarmos a ganhar o hábito de vencer troféus”, começou por referir o comandante ‘leonino’ na conferência de imprensa.
“Tinha dito antes que o adversário iria colocar mais dificuldades e só ganhámos porque estivemos muito bem no momento defensivo. Ainda não somos muito criativos na frente. A equipa tem muito a aprender em relação às minhas ideias. Em termos defensivos estamos mais à frente do que no processo ofensivo. O Naldo fez uma boa dupla com o Paulo (Oliveira) e esteve muito bem tal como toda a última linha incluindo o Rui Patrício. O Teo ainda está com falta de agilidade e de ritmo, como todos estão, e ainda nos estamos a conhecer melhor. Acredito que um jogador que é titular indiscutível da selecção da Colômbia não deixa dúvidas as ninguém”, acrescentou depois.
Em paralelo, Jorge Jesus abordou a importância dos dois encontros na Cidade do Cabo tendo em vista os primeiros compromissos oficiais, nomeadamente a Supertaça no dia 9 de Agosto. “Temos muito para crescer e muito para melhorarmos. Foram dois jogos muito importantes para o desenvolvimento e vencer foi um pouco a cereja no topo do bolo. Se temos o tempo suficiente? Temos de ter... Se gostava de ter feito mais jogos? Sim mas a calendarização foi assim. Devemos tentar crescer mais rápido para disputarmos a primeira competição oficial com o nosso rival. A equipa tem demonstrado progressos, principalmente em termos defensivos. Temos duas semanas para desenvolver o nosso trabalho com qualidade, como temos feito até aqui. Jogadores? Ficava contente era que o Ewerton e o William estivessem connosco aqui na África do Sul”.
Por fim, o treinador ‘leonino’ falou de Gelson Martins, extremo que subiu este ano da equipa B e tem demonstrado qualidade no conjunto principal. “Já o conhecia de alguns jogos, principalmente os últimos da Selecção. Tem-me surpreendido. É um jovem com muito para aprender em termos tácticos e desenvolver em termos físicos. Hoje, por exemplo, ficou de fora em todas as jogadas de contacto. É um miúdo que tem potencial, qualidade e que com o tempo será mais uma afirmação da formação do Sporting”.