Comitiva da FIFA visita Estádio José Alvalade
15 Set, 2024
Dia focado em conhecer novas realidades e aprender formas de trabalho
O Sporting Clube de Portugal recebeu, este domingo, a visita de cerca de 40 alunos do mestrado desenvolvido pela FIFA em Club Management, entre os quais vários altos quadros de clubes e federações e antigos jogadores em transição de carreira.
O curso contempla visitas a clubes de futebol de vários países, com o objectivo de dar a conhecer novas realidades, formas de trabalho, troca de conhecimento e contactos. A deslocação a Portugal deveu-se à presença dos formandos para assistir ao Thinking Football Summit, conferência promovida pela Liga Portugal.
A comitiva, na qual se incluíram nomes conhecidos do futebol Mundial como os antigos jogadores Javier Pastore e Eric Abidal ou o treinador Roberto Di Matteo, teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor o modelo de negócio, a forma de trabalhar e as boas práticas que têm conduzido o clube de Alvalade ao sucesso.
Ornella Bellia, Directora de relações e desenvolvimento do futebol profissional da FIFA, deixou rasgados elogios ao trabalho que tem sido realizado pelo Sporting CP ao longo dos últimos anos e apontou o Clube como um exemplo a ter em conta.
“É muito importante para todos os que estão aqui, executivos e ex-jogadores, entender o modelo desportivo e de negócios do Clube. No final de contas, isto é uma plataforma para aprender com os clubes e o Sporting CP tem um modelo incrível. Há muito a aprender através do trabalho bem feito e foi por isso que as perguntas não pararam de surgir”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando ainda: “Com tanto talento, devem estar orgulhosos”.
Os convidados fizeram uma visita guiada por alguns dos locais mais emblemáticos do Estádio José Alvalade, como o relvado ou os balneários, e tiveram a oportunidade de ouvir várias palestras sobre diferentes temas. Francisco Salgado Zenha, Vice-presidente Leonino, foi um dos oradores do dia, tendo falado aos presentes sobre o modelo de negócio adoptado pelo Sporting CP.
“É um orgulho enorme termos aqui o FIFA Club Management e tanta gente ligada ao futebol a fazer um programa com este interesse. Escolherem-nos para fazer esta apresentação e mostrar o que estamos a fazer é a prova de que estamos a fazer as coisas bem e de que somos um bom exemplo para o Mundo do futebol. Agora só temos de dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado”, frisou o dirigente, explicando mais a fundo a mensagem que tentou transmitir na sua intervenção.
“Tentámos mostrar que o modelo português funciona e é bem trabalhado pelos clubes nacionais. O Sporting CP, em particular, tem feito isso com base na formação pois esse é e sempre foi o nosso ADN. A nossa missão como clube sempre foi desenvolver talento e jogadores muito novos e continuamos a fazê-lo, numa perspectiva social mas também de negócio porque queremos dar melhores oportunidades aos miúdos formados aqui, tendo como expoente máximo o Cristiano Ronaldo. Além disso, queremos também ter a oportunidade de continuar a gerar negócio e, com isso, continuar a investir e a ser competitivos”, sublinhou.
Já Bruno Levi D’Ancona, Director executivo do Coritiba FC que foi um dos formandos, mostrou-se muito satisfeito com a experiência e admitiu que o objectivo foi beber o máximo de conhecimento para poder depois replicar no Brasil.
“A Academia do Sporting CP é uma referência global e essa é uma área que queremos desenvolver bastante no Coritiba FC. Aqui tivemos bastantes insights e conteúdos que funcionaram como lições que nos vão ajudar a desenvolver a nossa própria Academia”, garantiu, dando os parabéns ao Sporting CP pelo seu trabalho.
“O Coritiba FC tem as mesmas cores e por isso já há um carinho natural para com o Sporting CP, que é um clube gigante. Já conhecia muito do Clube, mas foi muito importante ser tão bem recebido aqui. Deu para aprender bastante com o trabalho sério que estão a fazer e o sucesso que têm tido, foi um prazer estar aqui”, frisou.
Por sua vez, Paulo Noga, Coordenador do scouting de formação Leonino, subiu ao palco para explicar o sucesso do emblema de Alvalade nessa área, realçando a importância de o Clube estar alinhado entre as diferentes áreas multidisciplinares.
“A nossa grande preocupação foi mostrar a confiança que temos no processo que adoptámos e todos os dias alimentamos, de forma que as pessoas levem algo construtivo e que as faça reflectir. Tivemos aqui intervenções a vários níveis, o que mostra um claro alinhamento dentro do Clube de acordo com a ideologia que temos. Queremos sempre aprender com os outros, mas também partilhar e abrir os braços a quem quer entender um pouco daquilo que fazemos. O Sporting CP acaba por ser um espaço único porque nem todas as estruturas têm esta abertura e confiança para mostrar o trabalho que fazem às pessoas que as visitam”, atirou.