Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

A Taça da Liga é nossa!

Por Sporting CP
29 Jan, 2022

Sporting CP venceu SL Benfica por 1-2 e conquistou o troféu

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, a Taça da Liga ao derrotar o SL Benfica na final em Leiria por 1-2. Os Leões chegaram ao intervalo a perder, mas Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia apontaram os golos da reviravolta.

Foi a quarta Taça da Liga conquistada pelo Sporting CP, sendo que foram todas nas últimas cinco temporadas. É também repetido o título de 2020/2021.

Rúben Amorim promoveu três alterações para esta partida em relação ao onze que entrou diante do CD Santa Clara, com Zouhair Feddal, Matheus Nunes e Paulinho a entrarem para a equipa inicial. Nas bancadas do Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa, em grande número e sempre mais ruidosos, os Sportinguistas começaram a dar espectáculo desde bem cedo.

Esse apoio ajudou a equipa a entrar bem na partida. Com dois pontapés de canto logo nos minutos iniciais e com mais bola, o Sporting CP encostou o SL Benfica às cordas e certificou-se de que controlaria o ritmo do desafio. Os encarnados, de certa forma, também não contestaram essa vontade.

Gonçalo Inácio, hoje no centro da defesa, ia-se destacando pelos excelentes passes que desequilibravam a defesa adversária e a primeira situação de algum perigo surgiu quando um cruzamento de Matheus Reis esteve perto de surpreender Odysseas. Seguiu-se um remate em arco de Pedro Gonçalves para fora.

Contra a justiça e a corrente do jogo, o SL Benfica fez o 1-0 aos 23 minutos. Everton apareceu na cara de Antonio Adán e não desperdiçou, colocando as águias na frente.

Insatisfeito, até porque era visível que era o emblema de Alvalade estava a ser a melhor equipa, o Sporting CP respondeu de seguida com um cabeceamento de Gonçalo Inácio para defesa de Odysseas. Já depois de atirar uma bola ao ferro - ainda que o lance tenha sido anulado por fora-de-jogo, Pablo Sarabia tentou surpreender o guarda-redes benfiquista de muito longe, mas sem sucesso.

Ao intervalo, o SL Benfica vencia por 1-0, mas as estatísticas oficiais da Liga Portugal eram esclarecedoras em relação a quem era a equipa mais ofensiva: 2-7 em remates e 36%-64% em posse de bola, ambos favoráveis ao Sporting CP.

O golo do empate surgiu num momento crucial. Logo nos minutos iniciais do segundo tempo, Pablo Sarabia bateu um pontapé de canto e surgiu Gonçalo Inácio para o cabeceamento certeiro. Excelente finalização do defesa a coroar uma tremenda exibição e grande explosão de alegria em Leiria.

Aos 65 minutos, Paulinho cabeceou por cima na conclusão de um contra-ataque e, logo a seguir, entrou o regressado Pedro Porro para o lugar de Luís Neto. Pouco depois, Paulinho esteve ainda mais perto de facturar, mas desta vez acertou em cheio na barra após assistência de Matheus Nunes.

Finalmente, e porque só um dos lados estava a tentar evitar que o vencedor se decidisse através do desempate por pontapés de penálti, o Sporting CP chegou ao 1-2 aos 78 minutos. Um genial passe de Pedro Porro encontrou Pablo Sarabia na cara de Odysseas, com o camisola 17 a finalizar com tremenda classe. Reviravolta, justiça e felicidade em metade das bancadas do recinto.

Manuel Ugarte, Nuno Santos e Tiago Tomás ainda entraram e o SL Benfica tentou chegar ao 2-2, mas não conseguiu. Assim qu soou o apito final, começou a merecida festa. O Sporting CP venceu, venceu bem e conquistou mais um troféu. A Taça da Liga voltou a seguir para o Museu Sporting.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto [C] (Pedro Porro, 66'), Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Matheus Nunes (Manuel Ugarte, 84'), Matheus Reis, Pablo Sarabia (Nuno Santos, 88'), Pedro Gonçalves e Paulinho (Tiago Tomás, 88').