Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Alea jacta est

Por Jornal Sporting
04 maio, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3622

Mais uma vez, enquanto alguns se limitam ao seu “silêncio ensurdecedor”, tentando passar imagens imaculadas de santinhos do “pau oco” preocupados apenas em fazer correr pela comunicação social a paternidade de eventuais medidas punitivas, vem uma vez mais o  “terrífico incendiário” encarar os problemas de frente, em vez de se esconder nas saias, no corpo ou na voz de outros. Isto a propósito do estado actual do Futebol Português e do que tem sido a postura das diversas partes interessadas neste processo.

A cartilha da comunicação terrorista tenta, pelos meios mais indecorosos, colar uma imagem de “terrífico incendiário” ao Presidente do Sporting, mesmo sabendo nós que a percepção não é realidade mas é aquilo que é projectado. Ou seja, realidade são os factos e percepção é a imagem. Mas também isso sabe o “Pai da Cartilha”, pelo que não se poupa a esforços para que a sua rede tentacular de comentadeiros, papagaios e afins continuem a denegrir o trabalho do Sporting e do seu Presidente. Acontece que, pelo nosso lado, não vivemos apenas de imagem mas sim de factos e de realidade. Estes o que demonstram é que a uma vontade genuína de mudar para melhor o Futebol Português, corresponde uma práctica consentânea e um conjunto de propostas concretas.

Esta semana, o Presidente Bruno de Carvalho enviou uma carta aos Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portugal para que seja levada a cabo uma cimeira ao mais alto nível, que envolva todas as partes interessadas e aquelas que realmente podem e devem, se para tal tiverem vontade, resolver os problemas que afectam o Futebol Português. Contribuírem para o seu desenvolvimento e crescimento consentâneo com a sustentabilidade do sector e com os valores da ética desportiva. Por isso, o Presidente Bruno de Carvalho solicita que, aos Presidentes da Federação e da Liga, se juntem também nesta task-force os Clubes, o Governo e os responsáveis da comunicação social.

Alea jacta est (os dados estão lançados)! Assim sendo, e lembrando-me de um dito que estava inscrito num azulejo que tão bem guardo na memória, “Seja bem-vindo, quem vier por bem”!

A práctica, os tais factos e a realidade, do Sporting e do seu Presidente, fala por si e tem sido a de contribuir com propostas concretas, de agregar os diversos interessados  nesta caminhada, sofrendo muitas vezes na pele a ira daqueles que querem que prevaleça o caos que hoje se vive. Veja-se, por exemplo, o congresso internacional The Future of Football promovido pelo nosso Clube, as propostas de introdução de novas tecnologias, como é o caso do vídeo-árbitro, ou o fim dos Fundos opacos.

De Espanha veio por estes dias a notícia, divulgada no El Mundo, de alterações na tributação fiscal, passando os jogadores a serem os responsáveis por pagarem as comissões aos agentes, em vez dos Clubes. Para a autoridade tributária Espanhola, as comissões fazem parte do salário e, por isso, devem ser os jogadores e não os clubes a pagá-las. Se mais não houver, pelo menos irá permitir maior transparência nas comissões efectivamente pagas, passando os jogadores a conhecerem-nas de facto e a preocuparem-se com elas.

O fim-de-semana passado permitiu-nos alcançar duas finais Europeias, futsal e andebol. Se no primeiro caso, a final já se tenha disputado sem que tivesse sido atingido o objectivo que todos ambicionávamos, no caso do andebol teremos ainda uma final para disputar a duas mãos. Sem se conhecerem ainda os resultados na totalidade, o que se tem vindo a verificar é que o nosso Clube está de volta aos grandes palcos Europeus nas diferentes modalidades. Mesmo no futebol que, como se sabe, esta época não teve o desempenho esperado, temos um jogador a disputar o título de maior goleador Europeu, no caso Bas Dost, que no passado domingo conseguiu mais uma hat-trick na vitória sobre SC Braga, por 3-2.

O próximo fim-de-semana será de festa e não é só por voltarmos a ter futebol ao Domingo de manhã! A nossa consócia nº6, Maria Octávia Andrea, completa 96 anos de idade no próximo sábado, sendo Sócia desde os três anos. Neste mesmo dia, também a nossa querida amiga Maria José Valério, voz inconfundível da Marcha Sporting, é aniversariante, pelo que lhe desejamos um dia muito feliz! Como estamos em momento de afectos, e porque dois associados que nos são muito próximos também são aniversariantes, no Domingo, tendo apenas um “0” a separar as suas idades, o Manuel Caeiro faz dois e o Duarte Q. completa 20 anos. Ficam os votos de muitas felicidades e que o Duarte possa ser campeão este ano pela nossa equipa e que o Manuel possa ver a nossa equipa de futebol campeã com a mesma idade que o Duarte viu pela primeira vez, ou seja, já na próxima época.

Boa leitura!