Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Tomaz Morais: "Momento incrível, inédito e fantástico"

Por Sporting CP
22 Fev, 2023

Dirigente comentou apuramento para o Mundial

No seguimento da qualificação da selecção nacional feminina de futebol para o Campeonato do Mundo, Tomaz Morais reagiu e mostrou-se muito satisfeito com o feito alcançado pelo grupo onde se incluem Ana Borges, Ana Capeta e Diana Silva, jogadoras do Sporting Clube de Portugal.

"É, realmente, extraordinário. É um momento incrível, inédito e fantástico. Dou os parabéns à Federação Portuguesa de futebol, à selecção, ao staff técnico, ao seu corpo de dirigentes e, acima de tudo, às jogadoras, que têm feito um percurso incrível e que conseguiram este feito num momento em que o futebol feminino vai ganhando cada vez mais força em Portugal. Este momento representa um crescimento gradual, sustentado. A qualidade que se vê hoje, não só na formação como também nas equipas seniores, é cada vez maior e culmina nesta qualificação histórica. Vai trazer mais responsabilidade, mas é um momento de festa e de alegria. Todos os clubes e todos aqueles que pouco ou muito dão à causa do futebol feminino têm de estar contentes e festejar bem porque merecem. Precisamos disto no desporto português", começou por dizer o director do futebol de formação do Sporting CP aos meios de comunicação Leoninos.

Tomaz Morais revelou que esteve "a acompanhar o jogo e a sofrer, principalmente com as três jogadoras do Sporting CP", das quais falou: "A Ana Borges é capitã e figura mítica do Sporting CP, que respeitamos muito. Sei a vontade que ela tinha que Portugal conseguisse este passo que faltava. Ela personalizava muito essa vontade. A Diana Silva e a Ana Capeta são jogadoras extraordinárias e merecem por inteiro. Representam-nos nesta qualificação e representam tudo o que o Sporting CP tem vindo a fazer no crescimento do futebol feminino, tanto na formação como a nível estrutural para que elas se divirtam. As três foram dignas representantes do Sporting CP neste feito e fico muito satisfeito por elas. Espero que elas também estejam no Mundial e que outras jogadoras do Sporting CP o possam ambicionar. Que treinem, que se dediquem e que se esforcem para terem o seu lugar".

Lembrando também as várias gerações de jogadoras que trabalharam para que, hoje, esta equipa consiga um lugar na elite máxima da modalidade ("É um dia especial para elas porque é através do legado delas que Portugal consegue estar presente no Mundial"), Tomaz Morais falou sobre o impacto que o apuramento pode ter para o futebol feminino.

"Com o número de praticantes a subir claramente e com a imagem do futebol feminino a passar de uma forma muito boa, este Mundial pode elevar ainda mais o crescimento da modalidade em si naquilo que é a procura, o interesse, a chegada de novos sponsors e de mais receitas para os clubes investirem. Tudo isso tem de crescer e claro que a presença num Mundial é um meio muito importante. Aqui, no Sporting CP, vamos ter isso em consideração", referiu.

Por fim, Tomaz Morais reforçou que se olha "com carinho e orgulho para o crescimento do futebol feminino", mas que todos querem "muito mais". "Isso também passa por sabermos desfrutar deste momento, principalmente as jogadoras. É magnífica como as vemos com muita entrega e intensidade em cada jogo. São quem mais merece juntamente com toda a estrutura envolvente. Fizeram história", concluiu.