Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Triunfo em dia de regresso à competição

Por Sporting CP
05 Mar, 2023

​Leoas batem SCU Torreense com golo de Fátima Dutra (1-0)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu este domingo o SCU Torreense por 1-0, no Estádio Aurélio Pereira, em jogo da 14.ª ronda da Liga BPI.

No regresso à competição após cerca de um mês de paragem, em que metade do plantel esteve ao serviço das respectivas selecções, as Leoas apresentaram-se no relvado de Alcochete com duas alterações em relação ao último onze. Rita Fontemanha e Alícia Correia regressaram às opções iniciais, enquanto Isabel Cardoso, defesa de apenas 18 anos, estreou-se nas convocadas.

Numa tarde em que a chuva disse presente, a equipa de arbitragem e as capitãs entraram em campo com camisolas alusivas à campanha ‘O assédio não tem lugar no Desporto – Denuncia’, apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), momento que antecedeu uma primeira metade equilibrada, com o Sporting CP a ter mais posse de bola mas sem criar muitas ocasiões.

Ana Teles foi a primeira a criar perigo logo aos dois minutos, num remate à meia-volta que passou ligeiramente por cima da barra, só que depois o conjunto de Torres Vedras conseguiu fechar os caminhos para a sua baliza e também podia ter marcado, já com 25 minutos, na sequência de um contra-ataque que terminou com uma excelente parada de Hannah Seabert.

Apesar dos bons argumentos defensivos das visitantes, que contaram com várias ex-Leoas (Ana Rita Oliveira, Matilde Figueiras, Margarida Sousa, Neuza Besugo e Mariana Rosa, esta última emprestada), o maior ascendente verde e branco acabou por justificar o 1-0, aos 31 minutos, por Fátima Dutra. A ala iniciou a jogada junto ao meio-campo, combinou com Diana Silva e esta devolveu à brasileira, que entrou de rompante na área e atirou certeiro, marcando à ex-equipa.

A vencer por 1-0, as Leoas intensificaram a pressão e podiam ter dilatado a vantagem até ao tempo de intervalo. Primeiro, Chandra Davidson apareceu junto à linha de fundo a rematar ao poste, e depois foi Diana Silva a disparar para defesa segura da guarda-redes rival. Ainda assim, o SCU Torreense também conseguiu criar perigo, com Lara Pintassilgo a testar Hannah Seabert.

No regresso dos balneários, voltou a assistir-se a um duelo muito discutido de parte a parte, com a única ocasião nos primeiros 15 minutos a pertencer a Diana Silva, que disparou à figura após contra-ataque na direita de Chandra Davidson (também ex-SCU Torreense), ela que pouco depois foi a eleita para a primeira alteração, acabando substituída no ataque por Ana Capeta.

O encontro era disputado maioritariamente no meio-campo e sem grandes desequilíbrios, no entanto o Sporting CP controlava as operações e esteve sempre mais perto de marcar. Já com Maria Ferreira em campo, Ana Capeta atirou forte mas ao lado, e Diana Silva falhou o desvio à boca da baliza após cruzamento da direita, antes de nova situação em que cabeceou para fora.

Já no decorrer do tempo de compensação, o SCU Torreense também assustou com um potente remate de fora da área, na única oportunidade de que dispôs em toda a etapa complementar, mas a guarda-redes verde e branca Hannah Seabert agigantou-se entre os postes e segurou a vantagem mínima, que se manteve até final, ficando confirmada a conquista dos três pontos.

As Leoas, que com este resultado voltaram a igualar o SC Braga no segundo lugar da tabela com 32 pontos, voltam a jogar no próximo sábado, dia 11 de Março, em casa frente ao Amora FC.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Bruna Lourenço, Alícia Correia, Joana Martins (Maria Ferreira, 73’) Rita Fontemanha, Andreia Bravo, Fátima Dutra, Ana Teles, Chandra Davidson (Ana Capeta, 61’) e Diana Silva (Inês Gonçalves, 90+1’).