Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

London Calling em modo Repeat

Por André Bernardo
23 Mar, 2023

Editorial da edição n.º 3916 do Jornal Sporting

London Calling é uma música que dá nome ao terceiro álbum da banda britânica The Clash, considerado pela revista Rolling Stone o melhor álbum da década de 801.

Na origem da letra, e do próprio LP, estão várias curiosidades que vieram à tona do meu pensamento a propósito do jogo com o Arsenal FC. Começo pelo título, que é uma referência à forma como a BBC abria os boletins radiofónicos antes de anunciar os bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial: “This is London Calling…”. O gatilho para a construção da música, que tem um tom apocalíptico irónico sobre o fim do mundo, veio, porém, do título do jornal London Evening Standard, que anunciava que a subida do Mar do Norte poderia pressionar o Rio Tamisa e causar a inundação de Londres, o que acabou por ser literalmente transmitido na própria letra da música: “London is drowning and I live by the river”.

Foi o álbum London Calling que fez subir os The Clash ao pódio da música internacional e ser considerada uma das maioríssimas bandas de estilo punk, retratados pela sua irreverência face ao Status Quo. 

 

(Don’t) Mind the Gap

Londres “chamou” o Sporting CP para a segunda mão frente ao Arsenal FC, líder da Premier League e a viver o seu melhor momento dos últimos 20 anos, com todas as odds a seu favor.

O resto já é conhecido, mas foi em estilo punk que o Sporting CP detonou “uma bomba” no establishment da Premier, inundando o Emirates com um maravilhoso futebol e uma épica vitória Leonina. Curiosamente, a inundação não foi só futebolística. A chuva que se fez sentir durante o jogo literalmente inundou parte do estádio arsenalista e obrigou à saída de alguns dos adeptos do Arsenal das bancadas afectadas.

Ao contrário da famosa recomendação do metro londrino, e que virou imagem de marca turística do Reino Unido, o Sporting CP (didn’t) Mind The Gap de milhões que o separam do Arsenal e entrou à Leão, e nunca se sentiu tão “alike”.

 

Modo Repeat

Quando vou levar ou buscar a minha filha de três anos à creche, ela pede-me sempre que coloque a mesma música. Quando esta termina pede-me que volte a repetir. E já reconhece o símbolo para activar o modo repeat, quando este não está seleccionado. Ouvimos a mesma música durante o caminho todo.

Os dois jogos que o Sporting CP fez contra o Arsenal são para colocar em modo repeat. Não apenas pela passagem e o resultado em si, mas pela qualidade do jogo que demonstrámos, nivelando as águas num contexto actual de uma Premier League (e de um Arsenal) em modo Superliga. E, também, obviamente, pelo Prémio Puskas que Pedro Gonçalves roubou a Nuno Santos, ambos para ver, voltar a ver, e repetir a seguir.

E é também em modo repeat que o Sporting CP tem que entrar em campo em todos os próximos jogos.

 

“Now get this

London calling, yes, I was there, too
And you know what they said? Well, some of it was true
London calling at the top of the dial
And after all this, won't you give me a smile?

I never felt so much alike, alike, alike, alike”

 

1 – O álbum foi lançado em 1979, mas só chegaria aos Estados Unidos já no início de 1980, o que levou a Rolling Stone a enquadrá-lo como melhor álbum da década de 80