Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Prontos para honrar o reinado

Por Jornal Sporting
23 Set, 2018

Sporting CP conquistou o Troféu Stromp, depois de vencer o Sp. Tomar (3-2), numa partida disputada até aos segundos finais

As tabelas voltaram a levantar-se. O som dos sticks a bater no rinque voltou a fazer-se ouvir. Os campeões nacionais estão (finalmente!) de volta a casa, prontos para honrar o reinado que lhes é digno. Não dizemos mentira nenhuma se colocarmos as coisas da seguinte forma: Voltam ao Pavilhão João Rocha da mesma forma como o deixaram a época passada, a conquistar uma taça. 

Depois de apresentados os 12 escolhidos para a época 2018/19 da modalidade, ouviu-se com clareza das bancadas: “O teu reinado já voltou, porque em Portugal, os campeões somos nós” e o apito inicial soou. 

A conquista do Troféu Stromp fica em casa, para o palmarés de mais uma modalidade, depois dos comandados de Paulo Freitas terem vencido, esta tarde de domingo, o Sp. Tomar, por 3-2, com direito a reviravolta e a golo de Vítor Hugo nos segundos finais, valendo a conquista da tarde.Os leões tiveram de lutar para ganhar, encontrando-se em desvantagem no marcador por duas vezes, pois encontraram pela frente um adversário que lhes colocou diversos entraves. À passagem pelo minuto 4, coube mesmo ao Sp. Tomar o primeiro golo da partida, pelo stick de João Candeias, servido por Pedro Martins, depois de alguma desatenção da defesa leonina. Prontamente, o leão reagiu. Apenas dois minutos bastaram para a bravura do capitão João Pinto, à qual estamos habituados, rematar de rajada, para Vítor Hugo encostar. Ainda assim, o Sporting CP acabou por ir para os balneários em desvantagem, depois de Hernâni Diniz colocar os forasteiros na frente. 

Para a tão desejada reviravolta foram necessários quatro pontos-chave: a mestria de Ângelo Girão, a (muita) paciência de Ferran Font e, mais uma vez, uma quantidade generosa de de atitude de João Pinto, juntando-se à experiência nata de Vítor Hugo.

Vamos por pontos: Ângelo Girão apenas entrou no segundo tempo, mas foi uma muralha na baliza leonina, impedindo os golos do Sp. Tomar. Mesmo que com diversas oportunidades de se manifestarem no resultado, protagonizadas pelo reforço Raul Marín, por Toni Perez e até por Caio, acabou mesmo por ser Ferran Font a igualar (novamente) o duelo, conduzindo a bola na perfeição até à stickada final, deixando o guardião adversário sem hipótese (34’), de forma a tornar em golo toda a paciência com que o procurou.

Por fim, João Pinto voltou a intervir e decidiu facilitar o 'bis' de Vítor Hugo, exactamente como aconteceu com o primeiro tento verde e branco. Quando faltavam escassos segundos para a partida ir até grandes penalidades, o ‘Mustang’ arrancou sozinho e só parou quando viu o companheiro de equipa acertar com a bola dentro da baliza. Estava feito. Por duas vezes, a bravura e a mestria de Vítor Hugo (sempre no lugar certo), fizeram com que o Troféu Stromp ficasse em casa e o hóquei leonino voltasse com a raça muito própria que encanta todos os Sportinguistas.

De referir, ainda, que durante a manhã deste domingo, a equipa de sub-20 recebeu e venceu o Santa Cita, por 11-3, para a primeira jornada do campeonato regional, terminando em beleza as estreias da formação do Sporting CP no Pavilhão João Rocha.