Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Vitalidade das modalidades

Por Jornal Sporting
24 maio, 2018

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3677

Os últimos acontecimentos têm ofuscado aquilo que é um dos grandes traços identitários do nosso Clube, o seu ecletismo. Ao contrário do futebol profissional masculino que terminou a época desportiva no passado domingo, as nossas modalidades encontram-se na derradeira fase decisiva, disputando vários troféus, nacionais e europeus.

O futebol feminino, depois de ter revalidado o título de campeão nacional, tem agora a possibilidade de conquistar a dobradinha pelo segundo ano consecutivo. O Estádio Nacional vai voltar a abrir as portas do seu palco maior, no próximo domingo, para mais uma final da Taça de Portugal. A nossa equipa terá pela frente o Sp. Braga, uma disputa entre os primeiros e segundos classificados do campeonato. Contamos com a participação do nosso “camisola 12” para apoiar as Leoas nesta importante competição e levá-las à conquista de mais um troféu.

Na passada semana, o ténis de mesa revalidou o título de campeão nacional, o culminar de toda a supremacia demonstrada ao longo do ano, onde se inclui uma honrosa participação na “Champions”, apenas travados nas meias-finais pelo campeão europeu. Parabéns Campeões!

Recordamos o voleibol em época de regresso da modalidade ao Clube, após 23 anos de interregno: voltou a sagrar-se campeão nacional, um feito que aqui já fizemos referência em edições anteriores.

O hóquei em patins continua na disputa pelo título, tendo na última jornada recuperado o primeiro lugar após vitória contundente sobre o Paço de Arcos (13-2) e aproveitando o empate a sete bolas entre Porto e Benfica. Somamos agora 62 pontos, mais um do que os nossos rivais, Porto e Benfica. Faltam apenas três jornadas e a próxima deslocação é à Luz. Continuamos na luta!

O futsal, após ter conquistado a Supertaça e Taça de Portugal e de ter atingido a final da “Champions”, disputa agora o playoff que vai ditar o campeão nacional. No próximo fim-de-semana terão lugar no Pavilhão João Rocha o segundo e terceiro (se necessário) jogos dos quartos-de-finais da Liga Sport Zone em que a nossa equipa defrontará o Burinhosa. 

O andebol após se ter sagrado bicampeão nacional, onde evidenciou toda a sua supremacia, e de ter participado na “Champions” vai disputar no próximo fim-de-semana, na cidade da Régua, a Taça de Portugal. No sábado, um difícil encontro nas meias-finais frente ao FC Porto e, se tudo correr como esperamos, disputaremos a final no domingo.

Se considerarmos as principais modalidades de pavilhão e as conquistas de campeonatos nacionais, verificamos que já vencemos no voleibol e no andebol. No que respeita ao futsal, depois de termos vencido a fase regular, estamos a disputar os playoff. No hóquei em patins regressámos à liderança e estamos na luta. Quer isto dizer que das quatro, já ganhámos duas e estamos na disputa nas duas restantes. Isto demonstra bem a vitalidade das nossas modalidades, a sua qualidade e competitividade. 

Mas caro leitor, se os feitos que narrei já nos deixavam orgulhosos, a cereja no topo do bolo pode vir do Alexander Stadium, em Birmingham, onde neste fim-de-semana se irá disputar a Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista em atletismo. A nossa equipa feminina é uma forte candidata à reconquista deste troféu. Como é sabido no ano passado esta competição que estava prevista ser disputada na Turquia não se disputou por questões de segurança, tendo a nossa equipa saído vencedora no ano anterior. 

Recordamos que esta época as nossa equipas masculinas e femininas de atletismo conseguiram um feito inédito que nem no tempo do saudoso Professor Moniz Pereira fora alcançado, a conquista simultânea da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, em masculinos e femininos. Se no próximo domingo, a nossa equipa atingir glória que merece e desejamos, será o quarto título europeu esta época, três dos quais no atletismo. Estamos convosco Leoas!

O atletismo do Sporting ao longo da história conquistou já 17 títulos europeus, 16 em masculinos e um em feminino. Estamos assim com a possibilidade de atingir a “maioridade” se atingirmos os 18 títulos no atletismo, e os 29 se somarmos a totalidade das modalidades do Clube. Que venha a Glória!

Boa leitura!