Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Faleceu Joaquim Campos

Por Jornal Sporting
19 Mar, 2016

Antigo árbitro, Sócio e atleta do Sporting CP morreu aos 91 anos

Faleceu ontem, aos 91 anos, o antigo árbitro Joaquim Campos, que foi também atleta do Sporting CP durante nove anos e Sócio número 127 dos ‘leões’ – a filiação no Clube que sempre assumiu como sendo o do seu coração valeu-lhe, aliás, nunca ter apitado um jogo oficial do Sporting CP, já que os regulamentos proibiam os juízes de dirigir encontros do emblema do qual se assumiam simpatizantes.

Joaquim Campos nasceu a 5 de Setembro de 1924, em Miranda do Corvo, e tinha 20 anos quando iniciou a carreira na arbitragem na Associação de Futebol de Lisboa. Era o começo de um trajecto notável que só terminaria em 1973/74, depois de 22 anos de 1.ª Divisão (21 com a insígnia da FIFA) – não só esteve em duas fases finais do Campeonato do Mundo (Suécia, em 1958, e Inglaterra, em 1966), como apitou dez jogos internacionais por selecções e 19 nas competições europeias de clubes.

Árbitro desde 1944/45, o Associado ‘leonino’, começou a dirigir partidas da Federação Portuguesa de Futebol em 1948/49, passando, um ano depois, a arbitrar jogos da 2.ª e 3.ª categorias. A subida ao principal escalão aconteceu em 1952 e a estreia foi num Belenenses-Estoril (1-1), realizado no Campo das Salésias, a 13 de Janeiro. Além do currículo notável em Portugal e fora de portas, Joaquim Campos ficou também célebre por ter sido o juiz do primeiro desempate por grandes penalidades da história (Barcelona-Saragoça) e por ter expulsado Pelé durante os quatro meses do ano de 1969 em que arbitrou jogos do campeonato brasileiro – foi, aliás, o primeiro árbitro português a ter uma experiência prolongada numa liga internacional.

Depois de encerrar a carreira, Joaquim Campos foi observador da FIFA, da UEFA e da Federação Portuguesa de Futebol, reforçando o seu papel como uma das principais referências na arbitragem.

Foi ainda praticante de atletismo, tendo iniciado a carreira nas competições da FNAT (hoje Inatel) e chegando a ser recordista nacional na estafeta 4x400m. Em 1942, filiou-se no Sporting CP, representando o Clube até 1953.

À família e amigos, o Sporting Clube de Portugal envia as mais sentidas condolências.