Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Desaire no Dragão decide destino na prova-rainha

Por Sporting CP
21 Abr, 2022

Leões eliminados da Taça de Portugal (1-0)

Depois do 1-2 em Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Estádio do Dragão para a decisiva segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, tendo perdido por 1-0. Para atingir a final da prova-rainha, os Leões tinham de ter vencido por uma diferença de dois golos e, assim, dar a volta à eliminatória.

Para esta partida, o treinador Rúben Amorim fez duas alterações no onze titular, comparativamente ao escolhido no jogo anterior, frente ao SL Benfica, a contar para a Liga Portugal: saíram João Palhinha e Nuno Santos, entraram Manuel Ugarte e Matheus Reis (de regresso após suspensão) para essas posições.

Ora, embora os castigos relativos ao último Clássico disputado no Dragão tenham sido conhecidos a escassas 48h deste reencontro, todos os jogadores visados puderam fazer parte da ficha de jogo: do lado verde e branco, Bruno Tabata e Matheus Reis graças ao recurso para o Pleno do Conselho de Disciplina com efeito suspensivo - garantido pela confissão das acções por parte dos próprios atletas - enquanto, do lado adversário, Pepe foi a jogo de início, após se conhecer a duas horas do pontapé de saída que a providência cautelar apresentada pelo FC Porto tinha sido aceite.

Com lotação esgotada nas bancadas e chuva ininterrupta a cair sobre o relvado, a turma de Alvalade foi assumindo a iniciativa (43%-57% na posse de bola ao intervalo) e protagonizou a primeira oportunidade ainda dentro dos cinco minutos iniciais. Após um canto, a bola sobrou para fora da área, onde Ugarte rematou de primeira e ao lado da baliza de Marchesín. Os dragões – sempre organizados - responderam com algumas aproximações à área Leonina, mas sem criar real perigo para Adán.

Continuaria a ser o Sporting CP – pressionante nesta fase - o mais perigoso e Pablo Sarabia, com um 'chapéu', ainda fez balançar as redes, mas em posição irregular. Pouco depois, após uma recuperação alta, Pedro Porro rematou ao lado e, a seguir, Marchesín segurou uma nova tentativa de Sarabia. Dividiam-se e todas as bolas ao limite e o número de faltas foi aumentando, bem como o de protestas, parando cada vez mais o ritmo de jogo.

Nos últimos minutos da primeira parte, a formação azul e branca melhorou e Zaidu teve nos pés a melhor oportunidade, rematando ao lado para concluir uma rápida transição ofensiva. Com mais luta do que brilho na partida, o nulo seguiu para a segunda parte, onde os Leões – sem a chuva dar tréguas – teriam de ir à procura da diferença de dois golos necessária para abrir o caminho rumo à final da prova-rainha, no Jamor.

E Matheus Nunes, aos 50 minutos, ficou muito perto de encurtar essa tarefa, mas depois de se isolar - lançado em profundidade - não conseguiu bater a 'mancha' do guardião argentino. Nas bancadas, os Sportinguistas presentes faziam-se ouvir mesmo em clara inferioridade numérica.

Já com Ricardo Esgaio no lugar de Luís Neto na equipa verde e branca, deu-se uma fase mais intensa dos dragões, com várias recuperações somadas no meio-campo Leonino. Fábio Vieira atirou de longe para a primeira defesa de Adán no encontro, seguindo-se mais dois remates de Vitinha, um por cima e outro para as mãos do guarda-redes espanhol.

Com o Sporting CP a sentir mais dificuldades a sair para o ataque e à procura de desbloquear o marcador, Amorim introduziu Marcus Edwards, retirando Sarabia, à passagem do minuto 70. O nulo permaneceu até aos 83 minutos, quando o VAR confirmou o golo do recém-entrado Toni Martínez numa bola caçada já dentro da área.

Já com Sebastián Coates na frente de ataque Leonina - num derradeiro esforço que seria inglório – Porro ainda viu o vermelho directo antes do apito final.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Luís Neto (Ricardo Esgaio 56'), Pedro Porro, Manuel Ugarte (João Palhinha 84'), Matheus Nunes, Pedro Gonçalves (Nuno Santos 84'), Pablo Sarabia (Marcus Edwards 71') e Paulinho.