Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Leão de muita raça

Por Sporting CP
08 Out, 2023

​Triunfo por 2-1 sobre o FC Arouca

De regresso às provas internas, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o FC Arouca por 2-1, este domingo, na oitava jornada da Liga. Mesmo a jogar com dez unidades desde os 42 minutos, e depois de sofrerem o golo do empate, os Leões insistiram, persistiram e conseguiram voltar a marcar, garantindo mais três pontos e regressando à liderança isolada da tabela.

Em dia de Assembleia Geral do Clube, os Sportinguistas, incluindo representantes de 51 núcleos de todo o país, disseram presente e deslocaram-se em massa até Alvalade para apoiar a sua equipa, que subiu ao relvado com laços cor de rosa estampados na camisolas em alusão ao Outubro Rosa, movimento que alerta para a prevenção do cancro da mama.

Rúben Amorim promoveu três regressos à titularidade, de Sebastián Coates, Ricardo Esgaio e Marcus Edwards, vendo os seus comandados assumirem um jogo de paciência nos momentos iniciais. Face à boa organização defensiva arouquense, os Leões foram circulando a bola de um corredor para o outro, mas não estava fácil furar a estrutura rival.

Instalado no meio-campo adversário, o Sporting CP tinha muita posse e a espaços foi somando algumas aproximações à baliza adversária, mas sem conseguir criar grande perigo. Na primeira meia-hora, as melhores situações pertenceram a Pedro Gonçalves, num remate fraco e depois num cabeceamento, e a Marcus Edwards, que permitiu a defesa do guardião.

Ainda assim, já com 31 minutos e depois de alguma insistência, os Leões chegaram ao 1-0. Marcus Edwards flectiu para dentro, bem ao seu estilo, e cruzou com conta, peso e medida para Viktor Gyökeres, que apareceu sozinho na área a finalizar de primeira. Foi o quarto golo do avançado sueco nos últimos três jogos, o oitavo na presente época.

A vantagem empolgou os adeptos, que intensificaram o apoio à equipa e, logo a seguir, viram Inácio, Coates e Diomande falharem o 2-0 ao chegarem ligeiramente atrasados a novo cruzamento. Ainda antes do intervalo, Diomande viu o segundo amarelo  e consequente vermelho por, segundo o árbitro, ter atingido um adversário com o cotovelo. 

No reatamento, a jogar com dez unidades, Rúben Amorim fez entrar Matheus Reis para o lado esquerdo da defesa, que passou a contar com a ajuda dos laterais para formar uma linha de cinco nos momentos sem bola. Ainda assim, aos 52 minutos, o FC Arouca reagiu e restabeleceu a igualdade no marcador através de um cabeceamento de Rafa Mújica (1-1).

Apesar da inferioridade numérica e do golo visitante, o Sporting CP continuou a mandar na partida. Nuno Santos ficou perto de facturar, num remate perigoso à malha lateral, e Pedro Gonçalves falhou o desvio a um cruzamento para a pequena área, antes de Rúben Amorim voltar a mexer na equipa para lançar Geny Catamo e Eduardo Quaresma. 

Os Leões ameaçaram e ameaçaram até que, aos 68 minutos, conseguiram concretizar. Após um excelente trabalho na esquerda, Pedro Gonçalves encontrou espaço, cruzou e assistiu Morita, que apareceu a desviar certeiro ao primeiro poste, colocando o Sporting CP novamente na dianteira do placard. Foi a estreia a marcar do nipónico esta temporada.

Do outro lado, os homens de Daniel Ramos, que até aí tinham apostado no contra-ataque mas não conseguiram mais do que um par de remates perigosos, passaram a ter mais bola nos 15 minutos finais, até porque os Leões recuaram no terreno e procuraram guardar a posse, de forma a evitar surpresas e segurar a vantagem conseguida pouco antes.

Ainda assim, a verdade é que as melhores oportunidades de golo até ao apito final pertenceram mesmo aos verde e brancos. Na melhor delas, Geny Catamo puxou a bola para dentro e desferiu um remate potente em arco, mas Arruabarrena impediu o 3-1 com uma enorme intervenção, ficando dessa forma confirmado mais um triunfo dos Leões. 

Após este resultado, que volta a isolar o Sporting CP no topo da classificação, segue-se agora uma paragem para as selecções, estando o regresso à competição agendado para 21 de Outubro, com o CD Olivais e Moscavide, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.  

Sporting CP: Antonio Adán (GR), Ousmane Diomande, Sebastián Coates (C), Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Geny Catamo, 58’), Hidemasa Morita, Morten Hjulmand (Daniel Bragança, 81’), Nuno Santos (Eduardo Quaresma, 58’, Luís Neto, 88’), Marcus Edwards (Matheus Reis, 45’), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.