Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Iniciados sagram-se Tricampeões Nacionais

Por Sporting CP
16 Jun, 2022

​Goleada sobre o Vitória SC confirma 15.º título da história Leonina

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Vitória SC por 6-0, na oitava e antepenúltima jornada da fase final do Campeonato Nacional, sagrando-se dessa forma Tricampeã Nacional. Os Leões passam a ser o emblema com mais títulos nesta categoria: 15.

O encontro entre o primeiro e o segundo classificado arrancou equilibrado e sem grandes ocasiões. Ainda assim, a turma Leonina – que precisava de vencer para garantir a conquista do troféu - foi a primeira a dar sinal mais e inaugurou o marcador à passagem dos 16 minutos, por intermédio de Geovany Quenda. O jovem Leonino pressionou no lado direito do ataque, forçou o erro do adversário e, já de ângulo reduzido, disparou certeiro rente ao poste.

Pouco depois, aos 23 minutos, Gabriel Silva teve tudo para fazer o 2-0 após ser lançado na profundidade, mas atirou com estrondo ao poste perante a saída do guarda-redes vimaranense. À medida que o cronómetro avançava, as situações sucediam-se e, em seguida, foi Geovany Quenda a ficar perto do bis na sequência de uma arrancada pela direita, mas o disparo saiu ao lado.   

Em desvantagem, o Vitória SC ainda esboçou uma reacção e somou um par de bons lances de entendimento, mas foi o Sporting CP a dilatar para 2-0 aos 35 minutos. Novamente lançado na profundidade, agora por Geovany Quenda, Gabriel Silva surgiu na cara do guardião adversário e teve apenas de escolher o lado antes de atirar sem dificuldade, estreando-se a marcar no duelo.

No reatamento, ainda mal as equipas tinham pisado o relvado do Estádio Aurélio Pereira quando o Sporting CP fez o 3-0. Após (mais um) um excelente lance individual de Gabriel Silva na esquerda, o avançado deu a Geovany Quenda e este não hesitou, atirando de primeira para o bis. Depois disso, foi a vez de Gabriel Silva também fazer o segundo da conta pessoal (45.º na época), ao ultrapassar o guardião com toda a calma antes de atirar para o fundo das redes.

Em vantagem por quatro golos, após cinco minutos decorridos no segundo tempo, a formação de Bernardo Bruschy tinha o jogo praticamente decidido e por isso mesmo tirou um pouco o pé do acelerador. No entanto, a diferença voltou a aumentar aos 63 minutos, com Geovany Quenda a cruzar com conta, peso e medida para Winilson Lopes, que apareceu na área e fez o quinto.

Já com João Rodrigues, Tomás Mendes, Rafael Melo e João Rodrigues em campo, a recta final teve pouca história e foi disputada a um ritmo mais baixo. Enquanto o Sporting CP sentia que o título estava praticamente carimbado, os homens de Guimarães também já não tinham grandes esperanças. Apesar disso, já no primeiro minuto de compensação Tomás Mendes ainda fez o 6-0 .

Depois de duas épocas sem campeão no escalão (2019/2020 e 2020/2021), os jovens Leões garantem assim a conquista do tricampeonato, após as vitórias alcançadas em 2017/2018 e 2018/2019. Além de não terem sofrido qualquer derrota no apuramento de campeão, terminaram esta fase com o melhor ataque (41 finalizações) e a defesa menos batida (cinco golos sofridos).

A turma de Alvalade volta a jogar já este domingo, dia 19 de Junho, em casa do rival FC Porto.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Cabrito, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Denilson Santos (Daniel Costa, 34’), Eduardo Felicíssimo, Winilson Lopes (João Rodrigues, 65’), Rafael Camacho (Rafael Melo, 69’), Gabriel Silva (Flávio Gonçalves, 69’), João Simões [C] (Tomás Mendes, 65’) e Geovany Quenda.