Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

Triatlo

O Triatlo é um desporto combinado de resistência no qual o atleta efectua três segmentos seguidos - sem paragem de cronómetro - de Natação, Ciclismo e Corrida. As distâncias podem ir dos 350m a nadar, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida (super-sprint) como aos míticos 3,8km a nadar, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida (ironman), contudo a distância olimpica são os 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Apesar da historia do Triatlo como modalidade não ter mais de quatro décadas o seu crescimento tem sido meteórico,  chegando a modalidade olímpica em Sidney 2000. Em Portugal a primeira prova teve lugar em Peniche a 15 de Agosto de 1984 e é hoje em dia uma modalidade de grande expressão nacional.

Apesar dos primeiros registo de triatletas leoninos remontarem aos finais da década de 80 onde existiu um período muito curto na vida da modalidade no clube, o Triatlo renasce no Sporting Clube de Portugal como um projecto sólido e dinâmico no ano de 2009. O Triatlo surge no clube de forma natural, conjugando o crescimento exponencial da modalidade na cultura desportiva portuguesa e a excelente formação que o clube tem de jovens nadadores, se tivermos em conta que o segmento da natação no Triatlo é o mais importante para se atingirem níveis competitivos internacionais, o Triatlo apresenta-se com um enorme potencial no nosso clube. João Curado é o primeiro exemplo do sucesso da transição da Natação Pura para o Triatlo do Sporting ao fazer parte dos trabalhos das selecções nacionais em 2009.

É com pouco mais de uma dezena de jovens triatletas muitos deles ainda juniores que o Triatlo do Sporting se apresenta na época de estreia e logo com resultados de relevo a nível colectivo (Campeão Nacional de clubes de Aquatlo e Vice-Campeão de Duatlo e Triatlo Junior) e individual (participação em Campeonatos do Mundo e da Europa de Juniores) através de Rúben Costa.
Acompanhando o crescimento sustentado que se pretende para a modalidade, para a época de 2010 foi criada a Escola de Triatlo, de onde se espera formar não só grandes triatletas como fomentar o gosto pela pratica desportiva . Nesta época os triatletas leoninos mostraram a sua raça e subiram aos dois lugares mais altos do pódio no Campeonato Nacional Sub-23 de Triatlo pelas prestações de Rúben Costa (Campeão Nacional) e Diogo Tarelho (Vice-Campeão Nacional), Rodrigo Baltazar sagrou-se Campeão da Europa de Triatlo Longo no Age-Group 30-34 e Rúben Costa voltou a estar presente no Campeonato da Europa de Triatlo Sub-23.

A época 2011 volta a trazer novidades ao Triatlo do Sporting com a constituição de uma equipa feminina muito homogénea e com potencial de lutar pelo pódio em todas as competições nacionais, mas a maior novidade é a integração do melhor triatleta nacional da actulidade e grande esperança Olímpica João Silva (Bi-Campeão da Europa Sub-23 e 5º classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo em 2010) ao Sporting Clube de Portugal.