Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sub-14 recebem Federação Portuguesa de Rugby em Alcochete

Por Sporting CP
11 Out, 2023

​Jovens Leões ficaram a conhecer melhor os valores transmitidos pela modalidade

A equipa sub-14 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu a visita da Federação Portuguesa de Rugby na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para um treino diferente.

Os jovens Leões trocaram as bolas redondas pelas ovais e ficaram a conhecer melhor as especificidades e os valores desta modalidade, entre os quais o espírito de equipa, de entreajuda e de persistência, numa experiência divertida que ficará para mais tarde recordar e que contou com a presença de vários elementos que integram a selecção nacional de rugby.

No final da acção, realizada num dos momentos mais importantes da história da modalidade a nível nacional, devido à segunda presença num Mundial e à conquista da primeira vitória de sempre nessa prova, as sensações entre os futuros craques Leoninos não podiam ser melhores.

“Fizemos coisas a que não estávamos habituados e saímos um pouco do normal, foi divertido. Ficámos mais coesos como equipa e isso dá-nos força para quando passarmos por momentos mais difíceis”, afirmou o médio de 13 anos Tomás Santos aos meios de comunicação Leoninos, revelando os valores que lhes foram passados: “Explicaram-nos que no rugby nunca desistem nos momentos difíceis e deram-nos conselhos para a vida, até para sermos melhores pessoas”.

Também Martim Ribeiro, avançado de 13 anos, realçou que estas actividades dão “mais força para os jogos” e tornam a equipa “mais unida”. “É sempre bom, foi uma experiência diferente. Alguns nunca tinham praticado este desporto e aprendemos muito com os valores do rugby”.  

Já na perspectiva de Pedro Pontes, treinador dos sub-14, esta “transmissão de valores humanos acaba por ser essencial na transformação destes jovens atletas para adultos”, mais ainda numa fase em que acabam de chegar à Academia e ambicionam tornar-se profissionais.

“Isto veio relembrar-nos alguns valores que também tentamos aplicar, mas que no rugby são seguidos mais à regra. É muito importante porque cada história é diferente e alguns dos nossos atletas identificam-se com as histórias que ouvem. É bom para que percebam que cada um tem o seu percurso e nunca devem desistir dos sonhos porque é sempre possível alcançá-los”.

Por sua vez, Nuno Laires, também técnico dos sub-14, salientou o entusiasmo dos mais novos.

“Assim que apareceram as bolas ovais, diferentes daquelas a que estão habituados, para eles foi um momento único. Para muitos foi provavelmente a primeira experiência que tiveram com esta modalidade, sendo que alguns já tinham experimentado tag rugby na escola”, referiu, garantindo que a repercussão que este tipo de acções tem nos jovens é sempre muito positiva.

“Se trouxéssemos os valores da resiliência, do trabalho em equipa e da superação num treino feito no contexto a que eles estão habituados dia após dia, não teria o mesmo impacto. Se eles se encontrarem daqui a dez anos, provavelmente vão lembrar-se do dia em que jogaram rugby e fizeram uma actividade diferente. Fugir à rotina também acaba por ser importante”, apontou.