Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Ricardo Almeida dá cabeçada na crise

Por Jornal Sporting
26 Fev, 2017

O Sporting B regressou às vitórias depois de vencer o Aves por 2-1. Almeida marcou aos 90'+2

Segue-se a frase que todos os Sportinguistas queriam ler: a equipa B regressou às vitórias. Esta afirmação, que andava escondida há 14 partidas, voltou a ser escrita este domingo, depois de uma boa exibição frente ao Aves, segundo classificado da II Liga.

Para a história do jogo, fica a cabeçada de Ricardo Almeida aos 90'+2, quando o teimoso empate parecia querer persistir até final. De referir que o avançado, ex-Moreirense, tinha entrado para o lugar de Leonardo Ruiz. Mas há lances para contar antes de descrever aquele que deu a vitória aos leões. 

No primeiro tempo, as duas formações estudaram-se muito enquanto foram procurando espaço para jogar. Ainda que o Sporting CP tenha sido o conjunto com ascendente positivo, a colocação de dois médios à frente da defesa, por parte de José Mota, condicionou a troca de bola dos verdes e brancos no último terço. Dessa forma, os comandados de Luís Martins tiveram mais facilidade em incutir velocidade nas transições. 

O intervalo chegou sem grandes calafrios para os guarda-redes, protegidos por defesas compactas. No meio-campo, Francisco Geraldes (titular) foi um autêntico poço de força nos momentos defensivos e até foi dos seus pés que saiu o remate mais perigoso dos primeiros 45 minutos, após combinação com Matheus, na sequência de um livre.

Sete minutos depois de o árbitro ter apitado para o início da etapa complementar, Matheus Pereira atirou a contar. Trabalhou à frente da defensiva contrária, olhou para a baliza e colocou a equipa que mais tinha feito para marcar na frente. Sem abrandarem o ritmo, os leões tentaram chegar ao segundo, mas Leonardo Ruiz esteve desinspirado na finalização. Contra a corrente do encontro, o Aves acabaria por chegar à igualdade por intermédio de Balgoun (65'). Depois de um lançamento lateral (continuam os problemas dos verdes e brancos com as bolas paradas), Francisco Geraldes e Ivanildo Fernandes não conseguiram tirar a bola da zona de perigo. 

A concentração dos jogadores mais recuados foi-se sempre impondo sobre as ideias dos criativos. O que continuavam eram as intensas disputas a meio-campo, onde sobrevivia quem tivesse mais raça. E porque raça é o nome do meio de todos os leões, Ricardo Almeida saltou do banco para dar três pontos ao Sporting B. Jovane Cabral combinou com Esgaio junto à linha, do lado esquerdo, e o lateral leonino mostrou ter folgo para correr todo o corredor e assistir o recém-entrado. Nem a experiência de Quim serviu para travar o cabeceamento do avançado. 

No final desta 29.ª jornada da Ledman LigaPro, o Sporting B soma 31 pontos, estando agora a quatro da linha de água. Segue-se a sempre difícil deslocação ao terreno da Cova da Piedade.