Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Leões de Portugal visitaram a equipa de futsal

Por Jornal Sporting
23 Mar, 2016

A iniciativa faz parte de um projecto que passa pela valorização do ecletismo do Clube

O treino da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal contou com menos jogadores devido ao compromisso com a selecção nacional. No entanto, alguns dos idosos da já reconhecida associação de solidariedade Sportinguista dos Leões de Portugal quiseram colmatar essas ausências e juntaram-se à prática da modalidade, disfrutando assim de um dia diferente que, apesar de lúdico, agrega outro tipo de significados, tal como explicou Mónica Pereira, assistente social da instituição.

“A iniciativa surgiu como proposta de um dos nossos estagiários, que nos apresentou esta ideia muito interessente dos utentes experimentarem as várias modalidades. Ainda não fechámos com todas, mas já reunimos com algumas e confirmámos com o andebol, kickboxing, golfe, rugby, ténis de mesa, hóquei, capoeira e, apesar de ser mais difícil, também estamos a tentar o futebol. O objectivo é conseguirmos 12 para fazermos uma por cada mês do ano e depois concretizar um calendário e/ou uma agenda. Queremos também trabalhar várias vertentes como o sedentarismo, misturar o valor das modalidades, dar um reconhecimento a estes Sportinguistas por toda a dedicação que dão ao Clube e trabalhar a coesão do grupo. São vários eixos de intervenção previstos numa actividade que parece só de lazer, mas não é”, sublinhou, antes de referir que a maior parte das pessoas da geração que enriquece os Leões de Portugal assistiu à glória bem patente na cultura eclética do Sporting.

“Apesar do futebol ter uma importância bastante vincada, acho que estamos a conseguir que até as gerações mais novas se interessem pelas várias modalidades. A geração destes senhores e destas senhoras, de facto, acompanhou grandes conquistas do Clube – nomeadamente ao nível do atletismo. Eles acompanham o Sporting nesse ecletismo desde sempre”, concluiu.

Depois de uma divertida conversa que serviu para a equipa técnica e os jogadores de futsal se apresentarem aos convidados, o treinador ‘leonino’, Nuno Dias, confessou-nos que ficou surpreendido com a sabedoria que os vários ‘leões’ revelaram em relação à modalidade.

“É engraçado ver que acompanham, que conhecem. Não estava muito à espera. Esperava que conhecessem o Adrien ou o Jorge Jesus e não soubessem quem é o Caio Japa e o Marcão. Mas fico contente, é sinal que, ao nível do espírito jovem que têm, ainda estão lúcidos”, confessou o técnico ‘verde e branco’, mostrando também que estas actividades serão sempre bem-vindas.

“Estamos sempre abertos a este tipo de acções. É importante dar a conhecer um pouco da modalidade e da nossa equipa e, ao mesmo tempo, perceber que, apesar da idade já avançada, estas pessoas mantém o espírito jovem. Da nossa parte, é tentar que o dia deles seja diferente dos dias normais”, afirmou, em jeito de conclusão.

O Sporting Clube de Portugal está vivo e não é, não será, nem nunca foi um Clube só de futebol. A História conta isso e os Leões de Portugal viveram-no.