Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto IJF

Jorge Fonseca: "É saboroso, mas queria mais"

Por Sporting CP
29 Jul, 2021

​Primeiras palavras após a conquista da medalha de bronze em Tóquio

Logo após ter conquistado o bronze na prova de judo -100 kg, a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Jorge Fonseca não escondeu a satisfação, mas recordou também que o seu principal objectivo era chegar ao primeiro lugar do pódio.
 
"É saboroso, mas queria mais. Não estou feliz, trabalhei para a medalha de ouro. Vim com um grande objectivo e treinei bastante para isso. [Após a derrota nas meias-finais] o meu treinador [Pedro Soares] acordou-me e consegui o bronze. Queria o ouro, mas infelizmente não correu como queria. Agora é trabalhar para o próximo", começou por dizer em declarações à RTP, explicando em seguida o que lhe passou pela cabeça no segundo em que terminou o combate.
 
 
"Passaram muitas coisas. Queria tanto ganhar esta medalha, estava desejoso. Estava muito aflito e desesperado, não sabia o que fazer. Ainda assim, correu tudo bem, treinei bastante para esta prova. O meu objectivo era o ouro, mas não correu bem. Agora vou trabalhar para conquistar o ouro em Paris, em 2024", atirou, antes de explicar o que aconteceu no início do combate que perdeu nas meias-finais, quando pareceu ter-se lesionado num dedo.
 
"Quando estou muito nervoso fico com cãibras e os braços começam a bloquear. Foi isso que aconteceu e não consegui fazer nada, tentei controlar-me, respirar fundo e fazer as coisas com calma, mas não consegui. Estou triste, mas vou trabalhar para conquistar o ouro em Paris, esse é o meu grande objectivo. Sou Bicampeão Mundial, o meu lugar é o ouro. Trabalho todos os dias para isso, não para o bronze. Estou feliz por estar nos Jogos Olímpicos, mas quero mais: quero ser o melhor desportista português de todos os tempos", assegurou o judoca.
 
Por fim, Jorge Fonseca destacou ainda a importância do seu técnico, Pedro Soares, nos momentos que antecederam o combate que decidiu o vencedor da medalha de bronze. "O meu treinador motivou-me. Disse-me que ainda não tinha ganho quase nada e que tinha de ir buscar o bronze, fez-me acreditar que era possível. Agora é levantar a cabeça e continuar a trabalhar. Vou trabalhar para mais e em Paris estarei no pódio com o ouro", concluiu.