Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

"O livro estava na minha mente há mais de 20 anos"

Por Jornal Sporting
12 Jan, 2017

Fernando Fernandes lançou 'Ser campeão. No ringue como na vida' esta quinta-feira no Museu Sporting

"Coloquei o livro num baú. Com esta Direcção, presidida por Bruno de Carvalho, todas as pessoas se mostraram interessadas em colaborar no meu projecto. Foi assim que nasceu 'Ser campeão. No ringue como na vida'" - Estas foram as palavras de Fernando Fernandes, antigo campeão nacional e mundial de kickboxing pelo Sporting CP, aquando o lançamento da sua obra esta quinta-feira. O museu leonino encheu para aplaudir uma das figuras que marca o ecletismo do Clube. 

Sobre o conteúdo do livro, Fernando disse pouco, mas nos seus olhos voltou a aparecer o brilho do menino que chegou a Alvalade em 1992 com o objectivo de tornar grande esta modalidade. Conseguiu, e foi tão grande como os maiores do mundo. "Hoje estou a concretizar um sonho. O livro estava na minha mente há mais de 20 anos. Tenho aqui a oportunidade de dizer - porque infelizmente o kickboxing não costuma ter tamanha visibilidade - que ao nível dos desportos de combate, pratiquei a quinta modalidade mais vista", sublinhou.
 
Mas um campeão não se limita à prática. Fernando Fernandes foi campeão nacional, campeão europeu, campeão mundial e campeão intercontinental. Vicente Moura, vice-presidente do Sporting CP, defendeu que tanta boa memória tinha mesmo de ficar gravada nas páginas de um livro.
 
"Portugal, muitas vezes, não tem memória. Se alguém não a escreve, acaba por se perder no tempo", vincou, descrevendo ainda Fernando numa frase curta, mas bastante sentida: "Um exemplo para todos aqueles que gostam de desporto". 
 
'Ser Campeão. No ringue e na vida', é a obra ideal para se perceber de que tecido são feitos os grandes vencedores. E se há local onde merecem estar os vencedores, esse local é o Museu Sporting.