Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Desaire duro para a qualidade da exibição

Por Sporting CP
10 Fev, 2024

Sporting CP perde dérbi por 3-2

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, no reduto do SL Benfica por 3-2 na sétima jornada da segunda fase da Liga.

No primeiro set, os rivais estiveram lado a lado na pontuação até aos 19 pontos, com Leões e águias muito seguros no side-out, ou seja, a conquista os pontos a partir do serviço da equipa adversária.

Forte na recepção, o Sporting CP encontrou na grande exibição de Jan Galabov (o internacional checo esteve praticamente perfeito) a forma de somar muitos pontos, mas todo o ataque esteve muito efectivo a partir da magnífica distribuição de Armando Velásquez aos 19-21, com os visitados a anularem essa diferença mínima e o jogo a ir para as vantagens. Isso aconteceu quando os Leões alcançaram os 29 contra os 27 do SL Benfica na sequência de um bloco perfeito de Licek e de Tiago Barth.

O Sporting CP alcançava a vantagem de um set no marcador e no segundo parcial não começou nada bem, ao contrário da equipa do SL Benfica, que somou logo os três primeiros pontos. O emblema de Alvalade, com excelente capacidade de reacção, igualou a quatro pontos e, assente numa recepção de elevado nível e num serviço muito variado, conseguiu vantagens de três pontos (aos 5-8 e aos 7-10), com Jan Galabov numa exibição magistral. No entanto, o SL Benfica reagiu e empatou a 14, com o bloco da equipa da Luz a funcionar melhor e o Sporting CP com uma ou outra falha técnica.

Os visitantes continuaram sempre serenos e muito esclarecidos nas opções de ataque, com Licek e Galabov a mostrarem-se competentes nos remate e, quando o bloco Leonino voltou a crescer no jogo, o Sporting CP garantiu uma vantagem de dois pontos (19-21), gerida até ao final com fecho nos 22-25, depois de um excelente remate à linha de Jan Galabov, que continuava a exibição praticamente irrepreensível.

No terceiro set, o Sporting CP conseguiu uma vantagem de 3-5, com os serviços flutuantes de Lucas Van Berkel a criarem dificuldades na recepção, mas o jogo andou sempre equilibrado até entrar na casa dos 20 pontos. Aí, o SL Benfica conseguiu uma vantagem de três pontos, aos 24-21, com a equipa verde e branca a não conseguir lidar bem com os remates de Hugo Gaspar. O Sporting CP, sempre com enorme atitude, conseguiu ir buscar esses três pontos de desvantagem e set points das águias a partir de serviços de elevado nível de Vinícius Lersch que causaram enormes problemas no primeiro toque à formação da Luz. Novamente um set que ficou decidido nas vantagens, mas desta vez a cair para o lado das águias aos 28-26, depois de um bloco a um atacante Leonino.

O quarto set esteve com alternâncias no marcador e o Sporting CP sempre com grande atitude competitiva, que lhe permitiu passar, por exemplo, de uma desvantagem de 9-6 para 9-11, com a defesa baixa da equipa verde e branca a dar espectáculo e o distribuidor Armando Velásquez a revelar-se decisivo. Ponto cá, ponto lá, com diferenças mínimas ou empates indiciavam um set muito renhido, como os anteriores, com o SL Benfica a conseguir uma curta vantagem de dois pontos 15-13 a anteceder um desconto de tempo. O Sporting CP procurou Martin Licek para um ponto importante, com Jan Galabov a igualar, logo de seguida, a 15 pontos.

Com grande equilíbrio, os pontos foram sendo jogados, com os dois conjuntos quase lado a lado no marcador até um grande bloco de Wagner Silva igualar o jogo para os Leões a 20 pontos, com uma pausa técnica pedida logo a seguir pelo treinador do SL Benfica. Os visitados ficaram com dois de vantagem aos 23-21, mas o Sporting CP empatou a 23 após um grande bloco de Tiago Barth.

Mas o SL Benfica conseguiu, logo a seguir, dois pontos consecutivos e o 25-23, com André Aleixo a forçar no último ponto de todos para uma conclusão em modo de ‘penálti’ de Lucas França.

O jogo iria para o quinto set, a chamada ‘negra’, com Wagner Silva num remate bombástico e noutro mais em jeito a fazer os dois primeiros pontos Leoninos (1-2). Contudo, a ida de Pablo Natan para o serviço proporcionou dois pontos seguidos às águias (4-2) e depois o 5-2, que já tornava difícil a recuperação. Os serviços do atleta do SL Benfica levaram João Coelho a uma segunda pausa técnica ainda antes dos oito pontos e a consequente mudança de campo. A missão verde e branca foi ficando cada vez mais difícil.

A acusar algum desgaste, o Sporting CP continuou combativo, com Wagner Silva ainda a somar para a equipa verde e branca, mas o set ficaria fechado nos 15-8 com o Sporting CP ainda a evitar três match-points.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov, Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Van Berkel, Martin Licek, Wagner Silva, Gil Meireles [L], Tiago Barth, Leonel Lanção, Armando Velásquez e Chema Carrasco.