Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sem lugar para desânimos

Por Sporting CP
11 Fev, 2024

Sporting CP perde frente ao FC Porto por 1-3, mas Leoas mantêm-se na luta pelo apuramento para o play-off do título

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu frente ao FC Porto por 1-3, em jogo da 8.ª jornada da 2.ª fase da Liga. Um resultado que não reflecte fielmente o equilíbrio vivido na tarde deste domingo no Pavilhão João Rocha, com um momento muito marcante no quarto set, em que as Leoas estavam em franca recuperação e passariam para um 21-19 após um serviço de Jady Gerotto sem boa recepção das azuis e brancas, mas que foi revertido para o 20-20, numa decisão extremamente contestada pelos adeptos Leoninos.

A equipa de arbitragem terá entendido que uma acção de Ozge no centro da rede infringiu as regras, ao procurar o contacto com a bola e assinalou falta à equipa verde e branca, com o ponto a ser atribuído ao FC Porto. A equipa de Rui Pedro Costa ‘acusou’ a perda desse ponto, o FC Porto fez mais quatro consecutivos e fechou depois nos 21-25, pese o enorme esforço da formação verde e branca.

Quanto ao resto do jogo, teve uma excelente entrada do Sporting CP, com um parcial inicial de 5-0 logo no primeiro set, a partir dos bons serviços de Amanda Cavalcanti, das acções de bloco muito bem conseguidas de Jady Gerotto com Lauren Matias (a Leoa mais regular e eficaz na conclusão de pontos). O Sporting CP jogou com clarividência e apoiado por um entusiasta público (muitos Sportinguistas presentes, o que levou a que no decurso do jogo fosse aberta ainda mais uma bancada), a equipa Leonina esteve sempre na frente do marcador, para fechar o primeiro set nos 25-21, com Lauren Matias e Liza Kastrup excelentes no remate e ainda Amanda Cavalcanti a impressionar no centro da rede.

No segundo set, o jogo mudou de feição. Problemas da equipa Leonina a receber, aliados à maior velocidade de jogo das azuis e brancas, que também forçaram mais no serviço, levaram a equipa visitante a anular a diferença de três pontos que resultou de uma melhor entrada da equipa de Rui Pedro Costa no jogo, com Thuany Bardiin a conseguir bons remates.

Com jogadoras nas pontas bastante potentes no remate, o FC Porto conseguiu uma vantagem de 8-10, que não mais perdeu até ao final do set, fechado nos 21-25, pese o esforço da equipa do Sporting CP, espelhado em bons remates de Liza Kastrup e de Lauren Matias, com a entrada de Thais Bruzza também a dar boas soluções de ataque, no entanto algumas vezes respondidas pelo bloco das portistas.

O terceiro set foi muito equilibrado nos primeiros dez pontos, ainda que com uma curta vantagem do FC Porto, de 4-6, com o Sporting CP a igualar a seis pontos. Mas o bloco do FC Porto teve uma fase em que ‘carburou’ melhor do que o do Sporting CP e as azuis e brancas conseguiram estar na frente antes de atingirem os 20 pontos. Muito empenhadas na recuperação, as jogadoras Leoninas falharam, no entanto, alguns serviços – o peso do risco – e um bloco a Thuany Bardin aos 18-23 encaminhou definitivamente o set, fechado nos 18-25.

No quarto set, que seria o último, o Sporting CP não começou bem e esteve mesmo a perder por 8-16, com a equipa a ter nesta altura dificuldades em fechar os pontos, mas a encontrar a força anímica e o engenho para recuperar até aos 18 pontos, com a entrada de Moara Santos a mexer positivamente com a equipa Leonina. Lauren Matias, que mostrou muitos recursos tanto nos ataques de segunda linha, como de zona quatro, liderou a recuperação e o Sporting CP estava embalado, mas o referido ponto dos 20-20 fez a diferença, com o FC Porto a imperar na ponta final para fechar o set e o jogo, com o resultado de 1-3.

O Sporting CP prossegue na luta pelos quatro primeiros lugares, para poder lutar pelo título de campeão nacional de voleibol feminino.

Sporting CP: Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (7), Liza Kastrup (14), Thaís Bruzza (3), Moara Santos, Ozge Kinasts (3), Thuany Bardin (4), Lauren Matias (15), Jady Gerotto (5), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L] [C] (1), Beatriz Rodrigues