Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

COVID-19, mais COVID-19… e mais incertezas no futebol…

Por Tito Arantes Fontes
17 Set, 2020

(...) É desnecessário continuarmos com o instalado clima de “guerra civil”… já todos percebemos que não nos leva a lado nenhum, que só nos enfraquece e nos prejudica

Estes dias estão complicados e teimam em complicar-se e em não desistirem de se complicarem… a pandemia de COVID-19 continua aí e parece que com outra força, infectando mais e – por isso mesmo – preocupando mais.

Tivemos a notícia nos últimos dias de várias infecções no seio da nossa equipa de futebol. É matéria que naturalmente muito preocupa a generalidade dos Sportinguistas. Desde logo porque já se percebeu que há critérios distintos para abordar essa matéria… nas provas nacionais é de uma forma, a Liga olha para o assunto de um modo, a Federação de outro… a Direção-Geral da Saúde até já disse que para cada região, para cada situação, poderá existir uma forma específica de actuar, diferente e distinta de outras que eventualmente tenham já ocorrido ou estejam a ocorrer. E nas provas da UEFA ainda poderá ser de modo diverso, sendo que – por situações já ocorridas no passado – o adiamento dos jogos não é a solução que mais parece agradar à UEFA, mas – isso sim – a derrota da equipa infectada por falta de comparência! Foi o que sucedeu já nesta época no jogo entre os kosovares do FC Drita e os irlandeses do Linfield FC, nas eliminatórias da Champions, que os últimos ganharam administrativamente por 3-0… por falta de comparência! O caso foi avaliado pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA e depois validado pelo Comité de Apelo! Ou seja, a UEFA trata os jogadores infectados com COVID-19 como “simples” lesionados. É, pois, um tempo difícil e incerto este tempo de pandemia… e muita tinta para muito critério injusto, incerto ou díspar irá ainda correr…

É neste quadro que vimos ser adiado o nosso querido e muito esperado Troféu Cinco Violinos… seria um jogo grande, contra o SSC Napoli, uma das melhores formações italianas dos últimos anos e certamente um teste importantíssimo para a nossa equipa. Jogo que seria, pois, precioso de indicações para Rúben Amorim afinar ainda mais o nosso jogo, experimentando os nossos jogadores e o seu modelo de jogo contra uma squadra de indiscutível valia internacional. Foi pena. E com pena ficámos.

A esta hora que escrevemos ainda não sabemos mesmo se teremos a nossa estreia no campeonato, no próximo sábado, com o Gil Vicente FC, que também tem o seu plantel devastado pelo SARS-CoV-2… a Liga mantém, por enquanto, que o jogo se realizará… vamos ver como tudo evolui. E, muito especialmente, no caso dos nossos jogadores (e – naturalmente – dos outros também) esperar que o confinamento, isolamento e tratamento surta os efeitos desejados e permita a recuperação segura e nos timings sanitários adequados.

Naturalmente que este vírus convida, igualmente, a uma ponderação sobre a vida e – no concreto – sobre a vida do nosso Clube. Sobre o modo como nos relacionamos. Sobre o modo como teremos de ultrapassar as nossas fracturas. É desnecessário continuarmos com o instalado clima de “guerra civil”… já todos percebemos que não nos leva a lado nenhum, que só nos enfraquece e nos prejudica.

Neste quadro vamos ter as assembleias gerais do Clube e da SAD no final deste mês de Setembro. É assunto que abordaremos em próxima crónica.

Até lá… Votos imensos de SAÚDE!!! Muito especialmente dedicados ao nosso plantel, desejando a sua rápida e segura recuperação!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!

 

P.S. – Ai, a política no futebol… ai, ai… os actos que se pretendem justificar como não sendo políticos, mas que afinal são mesmo… são políticos… e até queimam, corroendo… é mau, é mesmo muito mau que assim seja!