Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

… Qual “estrelinha”… É estofo… e de Campeão!!!!

Por Tito Arantes Fontes
29 Abr, 2021

(...) E todos, todos os demais, os que jogaram o tempo todo, os que jogaram parte do tempo, os que entraram no decurso do jogo e os que não entraram… todos unidos na batalha… e todos em uníssono a gritar bem alto o nome do SCP!

Extraordinária Equipa!!! Orgulho nos nosso Jogadores (todos, sim, com J bem maiúsculo!)!!! Sabemos que andávamos ansiosos, alguns com  “tremeliques”, outros já descrentes… tudo porque estávamos a ver o “outro”, o obscuro e subterrâneo “poder azul” a aproximar‑se… anunciando – através da “autorizada” voz do octogenário que ainda lá está – de modo soberbo e com bazófia… que se tudo fosse “normal”… pois, o campeão seriam “eles”… e tudo isto acompanhado pelo exército de comentadores que diariamente já davam o SCP por irremediavelmente perdido… e “eles” a cumprir o desígnio da sua resiliência e do seu “destino”…

Mas, afinal… o SCP em cerca de 110 minutos – de dois jogos – virou do avesso toda essa parafernália de “especialistas”! A nossa jovem equipa, magistralmente treinada por Rúben Amorim e superiormente comandada em campo pelo Imperial Coates, deu a volta a toda essa situação! Primeiro com os últimos 15 minutos do jogo com a Belenenses SAD… a perder 2‑0 a sete minutos do fim… reduzimos aos 83 e empatámos aos 90+4 minutos! Foi – como já escrevi na semana passada – um empate do querer! Um empate, afinal, importantíssimo! A manter o SCP como única equipa invencível do Campeonato à 28.ª jornada! A seguir era em Braga… um jogo dificílimo… e o que se passou foi épico! Foi histórico! Foi heróico! Foi uma demonstração de como esta equipa sabe sofrer! Sabe unir‑se! Sabe defender a sua fortaleza, a nossa baliza! A jogar com dez jogadores desde os 18 minutos… com todos nós a “sofrer por fora”… a assistir aos nossos miúdos a darem tudo! A serem estóicos! Disciplinados! A mostrarem a raça e a fibra de que são feitos! A lutarem pelo que parecia impossível! Foi soberbo! Uma exibição fantástica do El Comandante Coates… Marechal do SCP! Uma soberba prestação do Adán com defesas impossíveis! Um alucinante golo do miúdo da Ericeira… Matheus Nunes! E todos, todos os demais, os que jogaram o tempo todo, os que jogaram parte do tempo, os que entraram no decurso do jogo e os que não entraram… todos unidos na batalha… e todos em uníssono a gritar bem alto o nome do SCP! No fim… no fim foi o festejo desta importantíssima vitória! E a confirmação – se necessário fosse – do insofismável ESTOFO DE CAMPEÃO desta Equipa do SCP!!!

O SCP jogou três vezes esta época com o SC Braga! Três vitórias! Quatro golos marcados! Nenhum sofrido! Em duas das partidas acabámos a jogar com dez jogadores! Neste embate jogámos com dez desde o minuto 18… quase 80 minutos em inferioridade numérica! Estes números são avassaladores! E, por certamente ter ficado em estado catatónico, o “trolha” calado desta feita ficou… a 15 pontos do líder SCP… a discutir o 5.º lugar com o FC Paços de Ferreira… coitado… o “trolha”…

Soares Dias fez mais uma miserável “exibição”… que o devia envergonhar! Mas sendo filho de quem é… não se envergonha mesmo e mantém é a tradição familiar… sendo que a culpa até nem é nem da sua mãe, nem da sua avó… é do pai e dele! Uns “velhos” conhecidos que há décadas prejudicam, jogo atrás jogo, o SCP! Este ano Soares Dias tinha já sido um dos artífices do “roubo” no nosso jogo em Famalicão… Luís Godinho no apito, Soares Dias no VAR… foi um fartar vilanagem… penálti por assinalar sobre o João Mário, expulsão do Pote, golo anulado ao Coates… de tudo houve nesse jogo e tudo para nos prejudicar! Agora, neste jogo, Soares Dias não usou o habitual critério de “gestão de jogo” nos dois amarelos a Gonçalo Inácio e expulsou este nosso jogador à segunda falta cometida pelo SCP na partida! Insatisfeito com o mal que nos ia fazendo, Soares Dias poupou Fransérgio à expulsão aos 18 minutos por indiscutível falta feia sobre o Palhinha, não assinalou evidente penálti sobre o Coates aos 60 minutos (carga nas costas do tamanho do Sameiro!), não mostrou amarelos de lei ao André Horta aos 73 e 77 minutos (ou seja, expulsão!)… e sempre, sempre foi (des)gerindo o jogo, apitando mal e sem critério… e no findar do jogo mostrou inexplicável amarelo ao Adán, quando quem ia marcar o pontapé de baliza era o Luís Neto… que ia a correr para esse efeito! Ou seja, sem qualquer propósito de “perder tempo”! Este foi o quinto amarelo do Adán, que fica suspenso no próximo jogo… o quinto amarelo para um guarda‑redes… feito quase único nos campeonatos espalhados por esse mundo fora… sendo que dos históricos três únicos casos existentes em Portugal, dois foram para guarda‑redes do SCP (Tiago no ano em que fomos campeões em 2001/2002)! Elucidativo! 

Estamos na liderança do Campeonato! Temos seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado… que anda desesperado, arrastando‑se em medíocres exibições… com o CD Nacional, com o Vitória SC e agora empatando com o FC Moreirense… num jogo em que os jogadores azuis treinaram à exaustão o seu “mergulho para a piscina”… sendo que só por uma vez o árbitro mostrou o necessário amarelo por simulação evidente! Porquê, Hugo Miguel? No fim do jogo… bom, no fim do jogo foi mais um episódio degradante do “mau perder” e da “raiva” de um tal Sérgio Conceição, protótipo do arruaceiro… javardo, como ele já disse referindo‑se a si próprio! E depois, depois foi a vergonhosa agressão – nas barbas do presidente do FCP que nem um gesto esboçou para apaziguar a situação! – a jornalistas às portas do estádio do FC Moreirense! Esperamos para ver o que o “Conselho de Disciplina da Cláudia” vai fazer… quantos dias vai aplicar para imediata suspensão do treinador do FCP? Na sua quarta expulsão no campeonato nesta época… recorde absoluto dos treinadores de clubes portugueses! Coisas do ADN dizem uns… outros há que dizem que são mas é coisas da frustração! Quanto à agressão… e depois do clamor nacional e internacional de repúdio unânime de situações deste tipo… sempre quero ver o que sucederá no âmbito da justiça desportiva contra o FCP e da justiça penal contra o agressor e seus eventuais mandantes! Aguardemos, pois!

ONDE VAI UM VÃO TODOS!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!