João Gião: "A crença e a atitude são valores inegociáveis"
20 Fev, 2026
Equipa B enfrenta líder CS Marítimo na Madeira (sábado, 14h00)
A equipa B de futebol do Sporting CP desloca-se à ilha da Madeira para defrontar o CS Marítimo, este sábado à tarde (14h00), em partida relativa à jornada 23 da Liga 2.
Por esta altura, os madeirenses lideram a tabela com 44 pontos, seguidos pelo Académico de Viseu FC e pelos jovens Leões de João Gião, ambos com 38 pontos. De acordo com o técnico verde e branco, a “classificação não mente” e destacou o CS Marítimo como "líderes com mérito, com um bom plantel, boa ideia de jogo e continuam a ter rendimento com a mudança de treinador [Miguel Moita]".
Posto isto, João Gião quer que a sua equipa encare este jogo como “uma boa oportunidade para enfrentar uma equipa que é de I Liga a todos os níveis”, sem desvalorizar a força de um “estádio que vai estar cheio ou próximo disso”. "Vai ser um ambiente que não encontramos todos os dias, portanto é mais um bom desafio e um momento de formação para a nossa equipa", considerou, mantendo-se “expectante” para “fazer um bom jogo, num bom ambiente”.
Depois do momento mais difícil da temporada, os jovens Leões têm respondido e chegam à Madeira ‘embalados’ por três vitórias consecutivas. "Quando ganhamos estamos mais confiantes e entramos no jogo seguinte também noutro nível. É inegável. Estamos num bom período em termos de resultados e, também, de rendimento, quer colectivo, quer individual", concedeu João Gião, afiançando que a equipa verde e branca quer ser fiel a si própria mesmo em casa do actual líder da Liga 2.
"Temos de olhar para o jogo de forma estratégica, tentando anular os pontos fundamentais do CS Marítimo e, depois, impor a nossa ideia, como tem sido nosso apanágio. Queremos jogar para a frente e criar oportunidades, é com essa mentalidade que vamos aos Barreiros", garantiu, acrescentando que, além da ideia de jogo, "a crença e a atitude são valores inegociáveis" e já uma marca distintiva do grupo que orienta.
"Às vezes, o resultado não nos vai correr bem, como já aconteceu, mas nunca foi por falta de atitude. Num clube como o Sporting CP, e eles sabem-no, nunca podemos abdicar disso. É algo que nos faz estar mais próximos de vencer momentos adversos, como foi o caso, aqui, com o Portimonense SC [na última jornada, por 4-3]".
Por fim, o técnico deixou um convite aos Sportinguistas presentes na Madeira: "Compareçam, acompanhem os nossos jovens mais de perto e dêem-nos essa força extra num ambiente que vai ser complicado. Acreditamos que podemos fazer um bom jogo e proporcionar-lhes bons momentos".
Depois, o central Bruno Ramos também fez a antevisão do duelo com o CS Marítimo, mas abordou, antes, o golo que marcou na última partida. "Muito feliz por poder marcar o meu primeiro golo como profissional, melhor ainda pelo Sporting CP. Espero continuar", realçou.
Já com os olhos postos na visita aos insulares, o defesa de 21 anos perspectivou, também, “uma partida complicada”. "O adversário tem bons jogadores e vai contar com muitos adeptos. Vai ser difícil, mas nós temos de saber lidar e motivar-nos com isso", referiu Bruno Ramos, consciente, por outro lado, da valia e carácter do plantel que integra.
"Somos uma equipa com muita vontade e que nunca desiste. Já mostrámos isso várias vezes e queremos levar isso até ao fim da temporada", sentenciou o defesa brasileiro.