Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Liga Portugal 2

Empate a fechar temporada de crescimento

Por Sporting CP
16 maio, 2026

Equipa B empatou a 'zeros' com o Académico de Viseu FC

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou com o Académico de Viseu FC (0-0) na última jornada da Liga Portugal 2. Com mais uma boa exibição, os jovens Leões de João Gião terminam assim uma prestação meritória em 2025/2026, sobretudo tendo em conta a fulgurante primeira volta realizada por uma equipa recheada de juventude e perante adversários com outro tipo de maturidade competitiva.

Numa manhã soalheira em Viseu, o técnico verde e branco, que conclui oficialmente a Liga Portugal 2 sem repetir um onze inicial ao longo da prova, promoveu cinco alterações relativamente à equipa que enfrentou o FC Porto na última ronda.

Diego Callai, Kauã Oliveira, Rafael Besugo, Mauro Couto e Víctor Guzmán saltaram assim para o relvado de um Estádio do Fontelo muito bem composto, perante a possibilidade de os anfitriões regressarem ao escalão máximo do futebol português, um cenário que escapa à cidade de Viseu há 37 anos.

Naturalmente, o Académico de Viseu FC entrou mais pressionante e à procura de um resultado que confirmasse a subida de divisão, mas pertenceu ao Sporting CP a primeira – e única - grande oportunidade da primeira parte. Aos seis minutos, Kauã Oliveira apareceu solto à entrada da área e rematou com força, acertando em cheio na zona baixa do poste da baliza defendida por Domen Gril.

Do outro lado, a formação da casa ia acumulando remates à figura de Diego Callai, bastante solicitado, mas sempre seguro e tranquilo nestes minutos iniciais. Tanto que, apesar do maior volume ofensivo viseense, eram escassas as ocasiões verdadeiramente perigosas criadas pelo Académico de Viseu FC.

Os Leões apostavam sobretudo na velocidade das transições, mas foi em ataque organizado que voltaram a ameaçar, aos 34 minutos. Depois de uma boa combinação colectiva, Mauro Couto subiu pelo corredor direito e cruzou tenso para o coração da área, porém Domen Gril antecipou-se à linha avançada verde e branca e segurou o esférico.

Mais confortáveis com bola, o Sporting CP crescia e estava cada vez mais instalado no meio-campo ofensivo, enquanto os viseenses continuavam à procura do golo inaugural, embora revelassem alguma ansiedade e pouca clareza na definição.

Os Leões, sólidos sem bola e atrevidos nos momentos ofensivos, voltou a criar perigo aos 40 minutos, quando Paulo Cardoso surgiu a finalizar uma excelente iniciativa individual de Flávio Gonçalves, mas o remate do cabo-verdiano saiu desenquadrado.

Os jovens Leões terminavam a primeira parte em crescimento, equilibraram o encontro e deixaram boas indicações perante um adversário pressionado pelas circunstâncias da classificação, mas o nulo persistia ao intervalo, um resultado que acabava por espelhar a escassez de oportunidades flagrantes dos primeiros 45 minutos.

No regresso dos balneários, Daniel Costa entrou para o lugar de David Moreira e Pedro Miguéis substituiu Diego Callai - e, em estreia absoluta na prova e na temporada, o guardião de 21 anos brilhou com uma defesa fantástica logo aos 47 minutos, a negar o golo a Álvaro Zamora, isolado na profundidade.

O português voltou a ser decisivo apenas três minutos depois. Cihan Kahraman bateu directamente um livre na meia esquerda e Pedro Miguéis voou para, com um soco, desviar para canto uma bola que levava selo de golo.

O Académico de Viseu FC surgiu mais autoritário e afirmativo neste segundo tempo e, aos 57 minutos, Clóvis combinou à entrada da área e rematou em jeito ao ângulo. Com o guarda-redes do Sporting CP batido, valeram desta vez os ferros da baliza Leonina, a impedir o golo da formação da casa.

Aos 60 minutos, João Gião voltou a mexer na equipa e lançou Rodrigo Dias na partida. O ritmo de jogo baixou, contudo, de forma gradual, marcado por muitas disputas a meio-campo e sucessivas paragens. Aos 69 minutos, Mauro Couto tentou a sorte desde a direita, mas o remate saiu desenquadrado, e, aos 72, foi Domen Gril quem assumiu o protagonismo, com uma enorme mancha que fechou a sete chaves a baliza da formação da casa.

O guardião esloveno impediu o golo de Rafael Besugo e, quando Manuel Mendonça se preparava para a recarga, surgiu Anthony Correia com um corte espectacular. Um momento decisivo para as aspirações do Académico de Viseu FC, a quem o empate bastava para consumar a subida à Liga Portugal.

Aos 81 minutos, Domen Gril voltou a brilhar, desta vez ao impedir que um belo cabeceamento de Víctor Guzmán desfizesse o nulo. Com a indefinição a prolongar-se até final, João Gião lançou ainda Rayhan Momade aos 87 minutos, também ele em estreia absoluta no escalão esta temporada.

Até ao apito final, e já com as equipas mais afastadas das balizas, o marcador não sofreu mesmo alterações e os Leões de João Gião fecharam assim a temporada com um empate, curiosamente apenas o terceiro ao longo de toda a época.

Sporting CP: Diego Callai [GR] (Pedro Miguéis, 46’), Rafael Mota (Rodrigo Dias, 60’), João Muniz, David Moreira (Daniel Costa, 46’), Paulo Cardoso, Rafael Besugo (Gabriel Silva, 74’), Kauã Oliveira, Mauro Couto (Rayhan Momade, 87’), Manuel Mendonça [C], Víctor Guzmán e Flávio Gonçalves. Treinador: João Gião. Disciplina: cartão amarelo para Rafael Besugo (57’).