Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Renovar

Por Rahim Ahamad
14 Out, 2019

Nos últimos dias, vários meios de comunicação social destacaram a nossa Academia, o quartel-general do futebol de formação e profissional verde e branco

Percebe-se bem porquê. Foi a primeira escola de formação moderna em Portugal, geradora de inúmeros talentos e abastecedora das selecções, o que motiva sempre interesse redobrado. Os resultados da nossa formação também têm feito o seu papel: boas exibições e novos valores a despontar, em especial nos sub-23, onde mora uma equipa que só sabe ganhar, com média de idades a rondar os 18 anos. O futuro parece estar novamente garantido.

Renovar a formação do futebol do Sporting Clube de Portugal passa por uma definição estratégica clara, aumento de competências humanas e ainda pelo RENOVAR das infra-estruturas. 

Mas também por criar condições que permitam assumir, de uma forma clara e objectiva, a aposta no talento jovem. Infelizmente, nos últimos seis anos assistiu-se ao contrário: um desinvestimento que não soube manter os níveis de uma das melhores escolas de formação de futebol de todo o mundo. Não deixa de espantar que neste período de forte e acentuado desinvestimento tenham sido vendidos jogadores formados em Alcochete por mais de 100 milhões de euros. Foi, sem margem para dúvidas, uma oportunidade perdida para continuarmos na vanguarda da formação do futebol mundial. 

Esta Direcção tem as prioridades muito bem definidas. E a formação do futebol é a prioridade das prioridades. Conforme explicado esta semana por Filipe Osório de Castro, vice-presidente com o pelouro do Património e Segurança, esta Direcção herdou uma Academia maltratada e um cenário demasiado chocante e inconcebível para um Clube formador como o nosso. RENOVAR a Academia é uma obrigação, para que o Sporting CP retome a sua tradição formativa. Por isso, até ao final do mandato, será realizado um investimento de mais de 12 milhões de euros. Nesta edição do jornal, analisamos o que já foi feito, comparando o “antes” e o “depois”. Trabalhos já realizados em apenas nove intensos meses de trabalho. Mas que já começam a dar frutos. Quando as prioridades estão bem definidas, não há tempo a perder. 

Realço ainda, nesta edição, o trabalho sobre os sete títulos europeus que o Sporting Clube de Portugal venceu desde Dezembro passado. Um verdadeiro recorde para um primeiro ano de mandato da Direcção do Clube. Não creio que algum outro clube europeu consiga fazer igual!  
RENOVAR a decisão dos Sócios, tomada na Assembleia Geral do passado mês de Junho, é o que se espera na Assembleia Geral de hoje, em que se discute a aprovação do Relatório e Contas. O orçamento foi executado conforme aprovado, apresentando ainda um valor positivo de 141 mil euros. A gestão do exercício foi ainda melhor do que estava previsto. Este é o caminho da recuperação. Com competência e responsabilidade. Na construção de um Clube cada vez mais forte, mais sólido e fundamentalmente mais unido na luta pelo sucesso do Sporting Clube de Portugal.

Nota: Editorial publicado no Jornal Sporting n.º 3748, 2 de Outubro de 2019