Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mais um triplo para o basquetebol

Por Miguel Braga
12 maio, 2022

Editorial da edição n.º 3871 do Jornal Sporting

Foi no último domingo, em Albufeira, que o Sporting CP conquistou mais uma Taça de Portugal  de basquetebol (a oitava no palmarés do Clube) ao vencer o SL Benfica por 79-75, num jogo que teve muita emoção até ao fim. Desde que a modalidade foi reactivada em 2019, o Clube já venceu um Campeonato Nacional, três Taças de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e uma Supertaça, traduzindo-se esta hegemonia em seis troféus conquistados em oito possíveis. “Temos uma camisola muito pesada e temos de a respeitar por todos os adeptos, que são a nossa força”, afirmou, no final, o capitão Diogo Ventura.

Na presente época, o Sporting CP é a única equipa que tem a possibilidade de vencer “tudo” em território nacional. Daí também a garantia deixada por António Paulo, treinador-adjunto da equipa: “Vamos saborear o momento, mas no próximo treino já vamos pensar na primeira ronda dos play-offs”. Este é o espírito dos conquistadores: nunca satisfeitos e com os olhos fixos no próximo objectivo.

Depois de no ano passado ter sido considerado o MVP das finais da Liga pela Federação Portuguesa de Basquetebol, Travante Williams voltou a ser eleito o homem do jogo e da competição: “Sinto-me muito bem e feliz com a equipa, são eles que me põem neste patamar. Boas energias, trabalhar duro e manter-nos insaciáveis”, são os desejos do jogador norte-americano. Que os seus desejos se concretizem é a vontade de todo e qualquer Leão.

No próximo fim-de-semana, realiza-se a derradeira jornada da Liga Portugal, em jogo marcado para sábado à noite frente ao CD Santa Clara. A equipa dos Açores surpreendeu os Leões de Rúben Amorim na primeira volta e por isso mesmo a equipa tem o objectivo claro da conquista dos três pontos. Se atingirmos essa meta, o Sporting CP conseguirá a proeza de repetir os mesmos pontos da época anterior em que nos sagrámos campeões nacionais − o que não deixa de ser um facto assinalável.

Com o segundo lugar e o acesso garantido à fase de grupos da Liga dos Campeões, será um dia de festa e o dia em que os Sócios e adeptos se despedem de Pablo Sarabia, o espanhol que chegou por empréstimo do PSG e que vai deixar saudades. Obrigado, Pablo – é o sentimento da nação Sportinguista. Por falar em agradecimentos: Zou Feddal chegou ao Sporting CP desconhecido de muitos, mas os Sportinguistas nunca irão esquecer um dos seus campeões, a sua garra e dedicação. A Feddal também o nosso sentido obrigado.

No passado fim-de-semana, o Clube assinalou mais um Dia do Leão (7 de Maio), cerimónia instituída em 2011. Um dia de homenagem às vítimas que perderam a vida na queda do varandim do antigo Estádio José Alvalade, antes de um Sporting CP vs. FC Porto, jogado precisamente a 7 de Maio de 1995. É um momento em que se recorda também o adepto que faleceu ao ser atingido por um very light, na final da Taça de Portugal, num Sporting CP vs. SL Benfica (18 de Maio de 1996), e a todos os que viveram e faleceram de Leão ao peito. “É de louvar o facto de o Clube recordar esta data pois o mais importante do Sporting CP são os Sócios”, afirmou Rui Vicente, um dos sobreviventes da queda. Sentimento partilhado por outro sobrevivente, António Dionísio: “É bom sentirmos o apoio do Clube e gosto que os Sócios não sejam esquecidos, não só aqueles que faleceram, mas também os que continuam cá”.