Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Que fantástica Razão de Ser!

Por Juvenal Carvalho
02 Abr, 2026

Nesta edição comemorativa de mais um aniversário do Jornal Sporting, o mais antigo jornal de clubes do Mundo – são já 104 anos de uma História incrível a informar os Leões e que, como no tão bem escolhido título da sua primeira edição, continua a ser uma fantástica Razão de Ser.

Que, sinais dos tempos, a vida está sempre em mutação, é agora acompanhado pela edição digital, mas que continua a ser folheado em papel pelos Sportinguistas que vivem, desde as grandes urbes até às aldeias mais recônditas do país e do Mundo que por ele esperam avidamente a cada semana. Sim, falo do Mundo. Não é gralha, nesta nossa universalidade Leonina que direi não ter paralelo. 

Desde José Serrano, o primeiro director desta publicação, até Mafalda Barbosa, a actual, e a primeira mulher a ocupar este tão distinto cargo, já grandes nomes do jornalismo e do Sporting Clube de Portugal por este cargo passaram. Alguns que, tenho o orgulho de ser amigo, porque a vida Leonina nos haveria de juntar. 

Nestes 104 anos de História que acompanho semanalmente há cerca de cinco décadas, quando então jamais julguei que aqui viria um dia a escrever, li milhares de prosas de elevado Sportinguismo, onde nelas foram retratadas inúmeras conquistas nacionais e internacionais do nosso Clube. 

Toda uma História desenvolvida em milhões de caracteres. Todo um passado e, também presente, que nos orgulha. 

A mim, como já por aqui o expliquei, mas nunca é demais o agradecimento, especialmente dois nomes me trouxeram até ao nosso Jornal. Falo de Bernardino Melo Bandeira, o grande Homem e impulsionador do futsal – então ainda designado como futebol de cinco – no Sporting CP, a quem classifico como o "pai" da modalidade e que nela acreditou quando de mediática pouco ou nada tinha, e que feliz ele estaria de ver agora o estatuto e a espantosa evolução da "sua" modalidade e do que nela representa o nosso Clube à mais alta escala mundial. Obrigado, Bernardino Melo Bandeira. Já vão distantes os anos 90 quando aqui comecei a escrever a teu pedido. 

O outro nome é Ruben Coelho, então director do nosso jornal que, numa noite chuvosa do mês de Março, que recordo como se fosse hoje, me ligou, decorria o ano de 2012 para passar a ter um artigo de opinião semanal que ainda hoje preservo, apenas com um ligeiro interregno. São estes os dois "culpados" de vos escrever este texto no dia em que o nosso jornal faz 104 anos. 

Que boa culpa eles tiveram. Quanto orgulho tenho semanalmente a cada texto. Cada caracter é escrito com fervor Leonino. Só assim sei estar. Quero escrever sobre muitos mais conquistas. Mas também estou preparado, porque ser do Sporting Clube de Portugal é estar nos bons e nos maus momentos, para escrever em momentos de menor fulgor. 

Parabéns, Jornal Sporting. A caminho dos 105 anos a informar os Sportinguista espalhados pelos quatro cantos do Mundo.

P.S – Nada derruba o nosso andebol. Contra tudo e contra todos. A vitória no Dragão Arena foi com o cheiro tóxico no ar, mas com o sabor doce da classe de um Leão que quiseram ferir com artimanhas, mas nem assim conseguiram. O "Tri" está mais próximo.