Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting CP volta à China 40 anos depois

Por Jornal Sporting
26 Fev, 2018

Convite foi oficializado pelo embaixador da República Popular da China na apresentação do programa das comemorações dos 40 anos da visita do Clube ao país asiático

Um 40.º aniversário pode celebrar-se durante oito meses. Justifica-se ainda mais fazê-lo quando percebemos que estamos a falar dos 40 anos da visita do Sporting Clube de Portugal à China, a primeira viagem de uma equipa de futebol europeia àquele país, datada de 25 de Junho de 1978. Esta segunda-feira, no auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, deu-se o ‘pontapé de saída’ de um programa comemorativo que irá prolongar-se entre Março e Novembro de 2018 – e que tem como destaque uma tour de 10 dias de uma formação de futebol do Clube pela China e por Macau (Maio/Junho).

O convite foi oficializado pelo embaixador da República Popular da China, Cai Run, perante alguns dos elementos (Manuel Fernandes, Augusto Inácio, Francisco Barão, entre outros) da comitiva leonina de 41 pessoas que, naquela altura, embarcaram na pioneira aventura. Carlos Vieira, Vice-Presidente do Sporting CP e administrador da SAD, confirmou a presença dos verdes e brancos, assumindo que tamanho marco histórico tem de ser devidamente assinalado.

“Nunca permitimos que a porta aberta em 1978 se fechasse. É assim que agimos com as pessoas que partilham os mesmos ideais humanos e desportivos do nosso Clube. Regressámos mais ricos dessa viagem e pretendemos demonstrar o que trouxemos”, afirmou, referindo-se à exposição que será inaugurada a 5 de Março (hall do 3.º piso poente do Estádio José Alvalade) e também estará disponível nos três países onde o Sporting CP marcará presença: Beijing, 10 de Junho; Shanghai, 29 de Junho; e Macau, 1 de Julho. “Levaremos uma equipa à China para disputar encontros não contra conjuntos amadores, até porque a realidade da Liga Chinesa ganhou outra dimensão”, rematou Carlos Vieira.

Nesse sentido, Cai Run enalteceu a postura do Clube, determinante, na sua opinião, para a boa relação entre os dois povos. “Foi uma visita histórica e sem precedentes. Não promoveu apenas a colaboração e o câmbio na área do futebol, mas também o conhecimento mútuo e a amizade entre os povos. Além, claro, da relação diplomática entre China e Portugal, declarada um ano depois [1979]”, sublinhou, dando alguns exemplos da progressão relacional. “O investimento de Portugal na China está a aumentar; os 200 estudantes chineses em Portugal 'transformaram-se' em 1.000. Podemos afirmar que a visita de há 40 anos estabeleceu uma base muito sólida”, declarou.

Isabel Victor, directora do Museu Sporting, mostrou-se bastante orgulhosa por ter a oportunidade de 'retratar' esta viagem no tempo, vincando que esses são os momentos que ficam na história das grandes instituições. “A viagem à China, mais do que puramente desportiva, foi declaradamente um acto político. O Sporting Clube de Portugal retorna ao país e a amizade de 40 anos conquista hoje mais um marco para a posteridade. Posso adiantar que o resultado dos testemunhos que recolhemos são emocionantes”, terminou.

Conheça o programa das comemorações do 40.º aniversário da viagem do Sporting CP à China:

26 de Fevereiro – Apresentação do programa das comemorações e da Comissão de Honra;

5 de Março – Inauguração da exposição do hall do 3.º piso poente;

Maio/Julho – Tour de uma equipa de futebol do Sporting CP pela China e Macau, durante 10 dias, com a realização de até três jogos (Beijing, Shanghai e Macau);

10 de Junho – Cerimónia de abertura da exposição itinerante em Beijing;

29 de Junho – Abertura da exposição itinerante em Shanghai;

1 de Julho – Abertura da exposição itinerante em Macau;

Setembro/Outubro – Realização de um jogo amigável Portugal-China, com ex-jogadores do Sporting CP que fizeram parte da delegação e uma equipa chinesa com representantes de instituições e empresas chinesas em Portugal

Novembro – Conferência em Alvalade: “O Desporto e o Diálogo entre os Povos”