Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Frederico Varandas: "Continuemos a caminhar, a crescer e a vencer"

Por Sporting CP
19 Nov, 2022

20 homenageados e 1500 Sportinguistas na 40.ª edição da gala ‘Rugidos de Leão’

A noite foi de festa verde e branca em Leiria com a realização da 40.ª edição dos ‘Rugidos de Leão’. Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, a gala organizada pelo Museu do Sporting de Leiria voltou e voltou em grande com cerca de 1500 Sportinguistas a marcarem presença na Quinta do Paul, em Ortigosa.

A gala foi apresentada por Paulino Coelho, conhecido radialista, e por Sónia Clemente, também locutora de rádio e apresentadora de vários eventos na zona de Leiria, e foi animada por Fernando Pereira, que este ano teve ainda a responsabilidade de criar o ‘Hino dos Rugidos de Leão’.

O presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, fez-se acompanhar por praticamente todos os membros dos Órgãos Sociais Leoninos, entre eles Francisco Salgado Zenha e Miguel Afonso que fizeram parte dos 20 homenageados como dirigentes do ano.

Alguns dos distinguidos não estiveram presentes, entre eles os futebolistas Sebastián Coates e Pedro Gonçalves, assim como o treinador da equipa principal de futebol Rúben Amorim, mas agradeceram as distinções – entregues a representantes – através de vídeo, recolhendo vários aplausos.

Muitos aplausos receberam também, evidentemente, os homenageados que subiram ao palco e receberam em mãos os galardões: os dirigentes acima mencionados, os atletas Auriol Dongmo, João Vieira, Diogo Ventura, Pany Varela e Guitta, a treinadora Mariana Cabral, os Sócios Dolores Aveiro e Henrique Salgado, o colaborador Pedro Oliveira e o Grupo Carioca Leonino Amigos do SCP no Brasil na pessoa de Fabrício Martins.

Nesta 40.ª edição homenageou-se ainda o saudoso Carlos Vieira e Henrique Cruz, atleta leiriense do karting do Sporting CP, assim como Bernardes Dinis. Frederico Varandas surpreendeu o responsável do Museu do Sporting de Leiria e organizador dos ‘Rugidos de Leão’, entregando-lhe um galardão como forma de reconhecimento e agradecimento pelo esforço, dedicação e devoção em prol do Sporting CP, dedicando-lhe ainda umas palavras.

“Nesta 40.ª edição dos ‘Rugidos de Leão’ gostava de começar a minha intervenção com uma homenagem a todos quantos ao longo dos anos puseram de pé esta bonita festa de glorificação de Sportinguistas e de exaltação dos valores e ideais dos fundadores do Sporting Clube de Portugal, mas permitam-me que simbolize nesta homenagem o Bernardes Dinis pelo seu benévolo esforço, indiscutível dedicação e comprovada devoção durante todas as 40 edições dos ‘Rugidos de Leão’. Precursor do apreciado Museu de Leiria, Bernardes Dinis é um belo exemplo da paixão pelo Sporting CP e é, indiscutivelmente, um exemplo de como sentir e viver o nosso Clube. Ao Bernardes Dinis, incluindo toda a sua família, quero agradecer o muito que tem feito e que, certamente, continuará a fazer pelo Sporting CP”, disse o presidente verde e branco.

Frederico Varandas continuou depois, falando também do trabalho da actual direcção do Sporting CP: “Não foi há 40 anos, mas foi há quatro que o Sporting CP começou a trilhar um caminho de coragem, um caminho em que se regressou ao futuro. Mais do que a pensar no presente fizemo-lo para garantir o futuro. Em quatro anos investiu-se no Clube de uma forma transversal, estrutural, como não se fazia há décadas – na Academia, no estádio, nas Lojas Verde física e digital, na modernização do Clube, na transformação digital, na valorização e crescimento da marca. Já chegámos ao destino final desse caminho? Não, ainda falta. Ainda temos muito caminho para percorrer, mas cada vez o fazemos de forma mais rápida, mais estável, mais sustentável e mais competitiva. Temos e vamos manter o rumo, a estratégia, na vitória e na derrota.

“No desporto ganha-se e perde-se e em ambas as situações temos de ter cultura desportiva. Por vezes, faz-se tudo correctamente, mas não se ganha; por vezes, jogamos muito melhor do que o nosso adversário e perdemos. Temos, sim, de ser sempre exigentes e melhorar sempre o nosso processo de trabalho e as variáveis que controlamos, mas não mudar de rumo por qualquer derrota ou vitória. Uma das provas de maturidade e do crescimento do Clube é a forma como reagimos perante uma fase menos boa e hoje o Sporting CP continua a avançar no seu caminho de uma forma segura e confiante. Sorrio quando oiço alguns dizerem que esta estratégia é pouco ambiciosa e pouco exigente e que damos preferência à vertente financeira. Como deve ser difícil para esses verem que, para além do crescimento do Clube em todas as vertentes, é preciso recuar décadas para encontrar um mandato tão vencedor em títulos como foram estes últimos quatro anos”, referiu, acrescentando: “Uma das maiores alegrias, se não a maior, que temos é ver esta geração de miúdos – de oito, 10 e 12 anos - crescerem com um Sporting CP muito mais vitorioso e competitivo do que quando a minha geração tinha essas idades”.

“Continuemos a caminhar, continuemos a crescer e continuemos a vencer. Viva o Sporting Clube de Portugal”, finalizou.

Premiados ‘Rugidos de Leão’ 2022
Auriol Dongmo, João Vieira - Atletismo
Diogo Ventura - Basquetebol
Mariana Cabral - Futebol Feminino
Rúben Amorim, Sebastián Coates, Pedro Gonçalves, Hugo Viana - Futebol Masculino
Guitta, Pany Varela - Futsal
Gonzalo Romero, José Diogo - Hóquei em Patins
Teresa Bonvalot - Surf
Francisco Salgado Zenha, Miguel Afonso - Dirigente do ano
Rita Dias - Funcionária
Pedro Oliveira - Funcionário
Henrique Salgado - Sócio
Dolores Aveiro - Sócia
Grupo Carioca Leonino Amigos do SCP no Brasil - Dedicação