Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Bernardo Ayala: "Debate vivo com total liberdade de expressão"

Por Sporting CP
03 Out, 2023

Aprovados os seis pontos em discussão na Assembleia Geral da SAD

Todos os seis pontos votados na Assembleia Geral da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, realizada na noite desta segunda-feira no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, foram aprovados por larga maioria.

O ponto um - “deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2023” - foi aprovado com 1.263.355 votos a favor, 14 votos contra e 26 abstenções.

O ponto dois - “deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2023” - foi aprovado com 1.263.358 votos a favor, 13 votos contra e 24 abstenções.

O ponto três – “proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade” – foi aprovado com 1.263.356. votos a favor, 15 votos contra e 24 abstenções.

O ponto quatro – “apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2022/2023” - foi aprovado com 1.263.353 votos a favor, 17 votos contra e 25 abstenções.

O ponto cinco – “apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Accionistas relativa ao exercício de 2022/2023” – foi aprovado com 1.263.354 votos a favor, 18 votos contra e 23 abstenções.

O ponto seis – “apreciar e aprovar a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela Comissão de Accionistas para o exercício de 2023/2024” - foi aprovado com 1.263.353 votos a favor, 19 votos contra e 23 abstenções.

No final da reunião magna, Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, considerou que os trabalhos decorreram “de forma magnífica”.

“O debate foi vivo como sempre, com total liberdade de expressão e com muito enfoque no primeiro ponto, a aprovação do relatório e contas. Todas as propostas foram aprovadas, mas o grosso do debate centrou-se no relatório e contas”, começou por dizer aos jornalistas presentes.

“Tivemos seis horas de debate sobre temas à volta do relatório e contas e correu muito bem, no sentido em que cada accionista exprimiu o que entendeu e os órgãos sociais responderam o que entenderam. O balanço que faço desta Assembleia é extraordinariamente positivo”, sublinhou.

O dirigente Leonino foi depois questionado sobre o ponto cinco, revelando que não houve prémios de 2022/2023 atribuídos aos membros executivos do Conselho de Administração pois “apesar de se terem cumprido alguns objectivos desportivos e financeiros, o facto de a equipa do Sporting CP se ter situado no quarto lugar inviabiliza por completo qualquer remuneração variável”.

“De acordo com o método de avaliação que temos, qualquer classificação abaixo do terceiro lugar impede em absoluto qualquer remuneração variável. Não foi deliberada, nem podia ter sido, nem a Comissão de Accionistas deixaria que fosse, qualquer remuneração variável por referência à época passada. Isto, repito, não obstante terem sido cumpridos relevantes objectivos financeiros e alguns objectivos desportivos”, sublinhou.

Bernardo Ayala esclareceu também que o pedido de inclusão de assunto da parte da Comissão de Accionistas, relativo aos prémios a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da SAD no exercício de 2021/2022, não esteve em discussão pois, como tinha sido explicado, foi “detectado um erro numa deliberação anterior sobre a remuneração variável”.

“A matéria foi revista em conjunto com o Conselho de Administração e ambos os órgãos chegaram à conclusão de que, por iniciativa do Conselho de Administração, dadas as circunstâncias mais valia retirar a proposta e não fazer qualquer acerto [na remuneração variável]. Foi isso que foi feito”, justificou.