Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Muito caudal sem encontrar o golo no fim do Rio

Por Jornal Sporting
08 Fev, 2016

Sporting CP empata sem golos com o Rio Ave mas mantém liderança da Liga

O Sporting CP empatou esta noite na recepção ao Rio Ave sem golos, numa partida a contar para a 21.ª jornada da Liga NOS onde os ‘leões’ tiveram um domínio avassalador a nível de posse, conseguiu o dobro dos remates mas embateu sempre num guarda-redes inspirado que foi mantendo o nulo até quando a boa organização vila-condense foi contornada pela dinâmica ofensiva ‘verde e branca’.

Os ‘leões’ começaram o encontro com a iniciativa mas sem carburar durante os dez minutos iniciais, fruto de alguns passes errados na primeira fase de construção e da boa ocupação defensiva dos corredores laterais por parte dos visitantes, que tiveram laterais (Pedrinho e Edimar) com menor iniciativa atacante do que é habitual para tentar estancar o jogo ofensivo do conjunto ‘verde e branco’. Ainda assim, e apenas num minuto, o Sporting CP esteve muito perto de marcar em duas ocasiões: primeiro foi Bryan Ruiz a surgir na cara de Cássio após uma carambola da defesa contrária mas a não conseguir desviar o suficiente do guarda-redes (12’); depois foi Slimani, lançado em profundidade na direita, a rematar forte mas a ver a bola prensada em Roderick (13’).

No entanto, o Rio Ave nunca perdeu o foco da baliza à guarda de Rui Patrício e, sempre com Bressan a funcionar como pivot das manobras ofensivas rápidas, criou muito perigo à passagem dos 24 minutos, com Kayembe a surgir nas costas dos centrais ‘leoninos’ para obrigar o número 1 ‘verde e branco’ à primeira grande intervenção da noite. Logo a seguir, e de novo em versão dupla (26’ e 27’), Adrien atirou rasteiro para grande defesa de Cássio para canto (numa jogada iniciada por si, numa recuperação de bola a meio-campo) e, na sequência do lance, Teo Gutiérrez cabeceou ao segundo poste para nova parada do guardião vila-condense.

A culminar um período de maior assédio, no seguimento de um grande passe longo do estreante Coates com amortecimento de Zeegelaar, João Mário teve um grande trabalho na área mas esbarrou... em Cássio (37’). Seria ainda o Rio Ave a beneficiar da última boa chance antes do intervalo, com os visitantes a colocarem a bola jogável para Tarantini na área mas, mais uma vez, Rui Patrício desviou com uma grande estirada para canto.

No segundo tempo, os vila-condenses voltaram a conseguir criar perigo aos 51 minutos, com Kayembe a surgir em boa posição ao segundo poste numa altura em que os ‘leões’ tinha menos um por lesão de Paulo Oliveira (daria mesmo lugar a Rúben Semedo), mas os comandados de Jorge Jesus aumentaram a intensidade e agressividade sobretudo na primeira fase de recuperação de bola e restabeleceram a ordem natural do jogo. Ainda antes de um golo anulado por Sebastián Coates na sequência de uma bola parada, Slimani falhou uma flagrante oportunidade após cruzamento de João Pereira, cabeceando por cima da baliza de Cássio ao segundo poste com o guardião contrário já batido.

Aos 73 minutos, já depois da entrada do estreante Hernán Barcos para a posição de Teo Gutiérrez, o Sporting CP apostou tudo retirando William e lançando na direita Gelson Martins (João Mário passou para o corredor central) e por pouco ‘El Pirata’ não teve uma estreia de sonho num cabeceamento ao primeiro poste para defesa de Cássio (75’). Até final, as oportunidades foram-se sucedendo mas golos... zero: Gelson atirou por cima após cruzamento de Ruiz da esquerda (82’); Slimani cabeceou longe do alvo (83’); Barcos atirou também de cabeça por cima (85’); Slimani obrigou Cássio a defesa apertada para a frente (87’); e Adrien, no seguimento de uma desmarcação de ruptura, a disparar forte para a derradeira intervenção do guarda-redes vila-condense, o melhor em campo.

No final, o Sporting CP teve 51 ataques contra apenas 19 do Rio Ave; 18 remates contra nove do adversário; e 71% de posse de bola. Ainda assim, o nulo não se alterou. Apesar disso, os ‘leões’ mantêm a liderança da Liga NOS a par do Benfica com 52 pontos. Na próxima jornada, a formação ‘verde e branca’ defronta na Madeira o Nacional.