Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Revolução do 11 para um forte arranque

Por Jornal Sporting
31 Ago, 2017

Melhor arranque dos últimos 27 anos no Campeonato Nacional e apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões tornaram o habitual último mês de férias ainda mais acolhedor

Seis jogos, cinco vitórias, dois golos sofridos e 15 marcados. Este ataque ao texto impõe-se naturalmente, agora que está confirmada a liderança (ainda que com os mesmos 12 pontos de FC Porto) e que a fase de grupos da Liga dos Campeões ficou assegurada diante do Steaua de Bucareste. Agosto foi ainda mais quente do que o habitual e, como Jesus salientou, os objectivos foram perfeitamente cumpridos, sendo o empate caseiro diante dos romenos um resultado inconsequente para a goleada que o seguiria. Só por uma vez o Sporting havia chegado à fase de grupos da Liga dos Campeões mediante ronda de knock-out.  Em 1997/1998, os leões ultrapassaram a terceira pré-eliminatória diante do Beitar de Jerusalém, vencendo os israelitas por 3-0, após um nulo em casa. O 5-1 em Bucareste da última semana permitiu ao Sporting superar pela primeira vez o agora apelidado de play-off de acesso.

Arranque histórico, bom prenúncio?

Em 2016/2017, Jorge Jesus iniciou a campanha na Liga com quatro vitórias, ainda que com um score com menos dois golos marcados. O Sporting sucumbiria em Vila do Conde na quinta jornada e, mesmo recuperando em casa com o Estoril (4-2), empataria com o Vitória de Guimarães a três golos. Para já, o leão igualou a pontuação ao fim de quatro jogos de 15 outras épocas e tem o melhor arranque à quarta jornada em 27 anos, perdendo na diferença de golos para os comandados de Marinho Peres, em 1990/1991, com 16 golos marcados e três sofridos. Com as deslocações a Santa Maria da Feira e a recepção ao Tondela, o Sporting pode pensar em chegar a um dos melhores cinco arranques de sempre. Em 1947/48 e em 1950/51, os verdes e brancos somaram sete triunfos consecutivos, estando ainda longe o registo de Marinho Peres, o tal de 90/91 em que o Sporting venceu 11 jogos consecutivos, ainda que não conseguindo o título [ver tabela à direita]. Na primeira jornada, o leão escapou-se à vontade do primodivisionário Desportivo das Aves, triunfando por 2-0. Gelson assumiu as despesas do marcador. Em casa, diante do Vitória de Setúbal, Dost resolveu de penálti. Em Guimarães, uma goleada histórica, a maior de sempre no Berço, superando o 5-1 de 1954. Dost e Bruno Fernandes marcaram por duas vezes e Adrien fechou as contas. Contra o Estoril, Gelson e Bruno voltaram a facturar. São eles os destaques até agora.

Leia mais na edição impressa do Jornal Sporting, já nas bancas