Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Rúben Amorim: "O nosso objectivo mínimo é vencer todos os jogos"

Por Sporting CP
04 Dez, 2020

Sporting CP visita o FC Famalicão no sábado (18h00)

Na antevisão da partida deste sábado contra o FC Famalicão, referente à nona jornada da Liga NOS, o treinador da equipa principal do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, considerou, em conferência de imprensa, que, apesar das muitas mudanças no plantel para esta época e do actual décimo lugar, a equipa nortenha tem tudo para ser um desafio exigente.

"São vítimas do sucesso deles, tanto o clube como o treinador. Fizeram uma grande equipa no ano passado, com gente muito jovem, e este ano ainda mais jovem, com muito talento. Faz parte do projecto do FC Famalicão fazer equipas, criar essas mais valias e depois voltar a formar um plantel. Agora, não deixa de ser uma excelente equipa que está no início e com um excelente treinador", elogiou o treinador Leonino. 

Ora, para desequilibrar a partida a favor do Sporting CP, Rúben Amorim acredita que a sua equipa terá de encarar o adversário com "máximo empenho e máxima intensidade". "Desde o primeiro até ao último minuto será um jogo muito perigoso. As equipas também começam a olhar para nós de outra forma e nós ainda não somos aquela equipa que pode relaxar e ganhar porque ainda somos uma equipa que precisa de jogar muito bem para vencer e é isso que queremos fazer", garantiu aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.

Ainda sobre o FC Famalicão e a sua forma de jogar, Rúben Amorim espera um conjunto que jogue "olhos nos olhos com as equipas grandes". "A meu ver, mais na parte ofensiva, porque defensivamente jogam num bloco baixo. Mas sim, ofensivamente, arriscam, têm as suas rotinas e por isso acredito que vão melhorar muito com o tempo porque têm talento e uma ideia clara", considerou. 

Tendo em conta a abordagem esperada do adversário, que apesar de, neste momento, ser a equipa mais batida da competição é também o quarto melhor ataque, o treinador verde e branco acredita que a chave da partida estará no período inicial. "O que nós temos de ter em mente é que temos de entrar muito fortes, não dar espaço ao adversário e tentar marcar mais cedo, porque acho que aí tornamo-nos uma equipa muito perigosa, uma vez que entendemos muito bem os dois momentos do jogo", observou.

Quando questionado sobre a disponibilidade de Jovane Cabral e Nuno Mendes para o encontro de sábado, Rúben Amorim foi taxativo: "Não estão aptos e por isso estão ambos fora do jogo, tal como Gonzalo Plata, estão todos de fora das opções". 

Pedro Gonçalves foi outro dos jogadores falados na conferência de imprensa. O médio vai defrontar a sua ex-equipa, o que embora possa tornar o jogo especial para Pedro Gonçalves, Amorim quer que o foco esteja "naquilo que tem de fazer em campo, ajudando os colegas a conseguir a vitória". Sobre o médio goleador, o técnico disse ainda que é "um excelente jogador, mas é um miúdo ainda, precisa de melhorar em certos aspectos e vai melhorá-los. Agora, é um jogador com uma maturidade muito elevada para a idade que tem, dada a experiência que tem, mas não convém esquecer que é apenas o segundo ano do Pedro Gonçalves na nossa liga", sublinhou.

A entrada de Leão no campeonato coloca o Sporting CP isolado na liderança com 22 pontos, mais quatro do que SC Braga e SL Benfica. Apesar do bom início, para Rúben Amorim a mentalidade é para manter: "O nosso objectivo mínimo é vencer todos os jogos. Quando for melhor para a equipa eu direi se seremos candidatos ao título. Agora, não existe nada além do FC Famalicão, este é o objectivo desta semana e nós vamos semana a semana", realçou.

Depois, instado a comentar se João Mário e João Palhinha formam a melhor dupla do campeonato no meio-campo, o treinador do conjunto de Alvalade corroborou, mas acrescentou que "são a melhor dupla ex aequo [em igualdade] com o Daniel Bragança e o Matheus Nunes".

Já sobre a menor utilização de Eduardo Quaresma, no entender de Rúben Amorim, é algo normal que "faz parte do crescimento dos jogadores", mas sublinhou também que o jovem defesa "não vai a lado nenhum, porque é jogador e aposta do Sporting CP", "Leva tempo e nós estamos aqui para ajudá-lo", garantiu. 

Por fim, em sentido contrário, Rúben Amorim comentou também a evolução de Šporar, que ultimamente tem sido aposta recorrente no onze titular. "Não é por não estar a marcar que o vamos tirar. Ele está a fazer os movimentos dele e a trabalhar muito para a equipa. A ligação entre os que têm jogado mais, ou seja, o Nuno Santos, o Pedro Gonçalves e o Šporar, se não é ele que está a marcar, os outros estão a fazê-lo e isso é sinal de que têm uma boa ligação. O que interessa é a equipa marcar. Ele está com muita fome e no sábado vai ser ele e mais dez", rematou o técnico Leonino.