Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Sub-19 realizaram acção de team building

Por Sporting CP
04 Ago, 2025

Actividade decorreu em Cascais

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, na manhã desta segunda-feira, uma acção de team building na Praia da Duquesa, em Cascais.

Os jovens Leões, que estão na recta final da pré-temporada (começam o Campeonato Nacional este fim-de-semana), trocaram os relvados pela areia e pela água numa actividade que contou com caiaque, pranchas de paddle e bigsup. Divididos por três equipas, os atletas e a equipa técnica tiveram como objectivo trazer três bandeiras para terra.

No final, cada equipa escolheu um porta-voz e algumas palavras disponíveis para criarem uma frase ou um lema. A melhor frase, votada por todos os colegas, foi "Todos juntos somos um só".

Terminada a actividade, Mauro Miguel, treinador verde e branco, explicou a relevância da acção.

"Temos um grupo constituído por dois anos de nascimento, 2008 e 2007. É a primeira vez que estas duas gerações se cruzam na mesma equipa e acaba por ser bastante importante procurar formar um grupo e, acima de tudo, uma equipa. O início de época é para isso mesmo. Embora alguns já se conheçam, nunca fizeram parte de uma equipa de forma contínua e este momento é muito importante por isso, assim como para os reforços", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Para o técnico, a actividade permitiu "complementar o treino" e ainda "criar ligações e interacções" menos fáceis na rotina de treino semanal: "Em vários momentos da época vai ser relevante ter espírito de sacrifício, superação, união e confiança nos outros".

Mauro Miguel referiu ainda que foi possível "fugir ao ambiente mais formal do treino": "De forma mais lúdica, aproximamo-nos mais dos atletas e eles de nós, o que cria confiança para o trabalho desenvolvido ao longo da época. Antes de serem jogadores, estão a caminhar para serem jovens adultos e é bom conhecê-los fora do ambiente do treino e da Academia".

Rodrigo Cabrito, jogador de 18 anos, considerou que foi um dia "muito bom" em Cascais. "Foi atípico, mas faz parte do nosso crescimento como equipa. É um momento muito importante neste início de época e de certeza que nos vai deixar mais fortes para o que aí vem. Temos já jogo no sábado e queremos dar boa resposta. Estes são os momentos em que podemos evoluir mais a união do grupo", garantiu.

Sobre a frase "Todos juntos somos um só", o atleta afirmou que faz os jogadores "reflectir sobre o que é mais importante para atingir os objectivos": "Temos de ser equipa e ter união porque sem isso não vamos a lado nenhum. Vamos conseguir alcançar os objectivos com superação".

Para Bárbara Claro, psicóloga do Sporting CP envolvida na organização da acção de team building, "o principal objectivo era retirá-los do conforto do relvado e colocá-los num contexto fora do habitual com desafios físicos e emocionais que lhes permitem trabalhar competências sociais, pessoais e humanas".

"Para conseguirem chegar ao final da actividade precisaram de trabalhar a tomada de decisão, a comunicação e, acima de tudo, a confiança mútua. Sem estas competências, dificilmente vão perceber o que significa crescer em equipa. Este foi o momento ideal para trabalhar esta componente", acrescentou.

Não negando a vertente lúdica, Bárbara Claro reforçou o "propósito no final": "A reflexão depois de um momento divertido é importante para perceberem que precisam de reforçar os valores e princípios que os acompanham ao longo de toda a época. O colectivo é muito mais do que a soma das individualidades".