Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Derrota injusta no dérbi

Por Sporting CP
31 Jul, 2025

Sporting CP perde a Supertaça

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quinta-feira, por 0-1 contra o SL Benfica na Supertaça, um resultado injusto tendo em conta o sucedido dentro das quatro linhas.

No final de um dia com muito sol e calor, os Sportinguistas - que esgotaram rapidamente os bilhetes que lhes foram destinados - estiveram em peso no Estádio Algarve e proporcionaram um grande ambiente. Rui Borges apostou num onze inicial sem caras novas e o dérbi deu início oficial à época no sul do país.

Kerem Aktürkoğlu foi o autor do primeiro remate do jogo, com a bola a sair muito por cima da baliza de Rui Silva, mas o Sporting CP colocou a bola no fundo das redes logo a seguir, quando Pedro Gonçalves concluiu uma fenomenal jogada colectiva. No entanto, e depois da revisão do VAR, o lance foi anulado por um fora-de-jogo anterior de Conrad Harder.

O jogo estava lento, ficando bem evidente que se tratou do primeiro da temporada, mas o ascendente era dos Bicampeões Nacionais, que foram ganhando cada vez mais domínio até ao intervalo. Aos 17', Francisco Trincão rematou para fora e, pouco depois, Conrad Harder apareceu pela direita e atirou para defesa simples de Trubin.

Aos 28', Iván Fresneda apareceu muito bem na área - repetindo o movimento algumas vezes na primeira parte - e deu para Conrad Harder, que acabou por não conseguir o remate quando estava em excelente posição. Na ressaca, Pedro Gonçalves tentou a sua sorte, mas a bola foi desviada para canto.

Do outro lado, o maior destaque foi um Richard Ríos sem qualquer pontaria enquanto o Sporting CP, aos 34', voltou a ameaçar: agora foi Geny Catamo, na conclusão de um contra-ataque, a falhar o alvo por pouco. O internacional por Moçambique voltou a estar em evidência quando, mais perto do intervalo, trabalhou com qualidade e tentou servir Conrad Harder, que chegou atrasado.

No final dos 45 minutos iniciais, o Sporting CP era a melhor equipa num dérbi sem golos.

Os Leões entraram melhores depois do descanso e criaram logo a primeira oportunidade de golo quando Conrad Harder, depois de toques de Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita, atirou a passar perto.

No entanto, o SL Benfica conseguiu inaugurar o marcador por Pavlidis aos 50' quando nada o fazia prever. Pouco depois, o grego atirou para grande defesa de Rui Silva a evitar o 0-2 e Enzo Barrenechea, de longe, falhou o alvo.

Rui Borges operou, aos 68', três substituições, colocando Giorgi Kochorashvili, Luis Suárez e Zeno Debast nos lugares de Hidemasa Morita, Conrad Harder e Ousmane Diomande. Para o médio georgiano e o avançado colombiano tratou-se da estreia oficial com a camisola do Sporting CP.

Cinco minutos depois, Geovany Quenda substituiu Maxi Araújo e o Sporting CP voltou a crescer no desafio. Francisco Trincão rematou forte para defesa de Trubin e, aos 77', cruzou para Pedro Gonçalves cabecear - novamente para as mãos do guarda-redes das águias.

A seguir foi Luis Suárez a assustar, mas o corte adversário surgiu no limite. A cinco minutos dos 90, Geny Catamo saiu para a entrada de Ricardo Esgaio.

O Sporting CP continuou a tentar chegar ao empate, mas não conseguiu e a Supertaça não sorriu aos Bicampeões Nacionais.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande (Zeno Debast, 68'), Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Geovany Quenda, 73'), Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Giorgi Kochorashvili, 68'), Francisco Trincão, Geny Catamo (Ricardo Esgaio, 85'), Pedro Gonçalves e Conrad Harder (Luis Suárez, 68').