Empate no clássico sub-17 em Alcochete
22 Fev, 2026
1-1 fechado ainda na primeira parte com golaço de Martim Ribeiro
No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-17 de futebol do Sporting CP empatou 1-1 com o FC Porto, este domingo, no encontro da quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.
Frente-a-frente estiveram as únicas duas equipas que só sabiam ganhar nesta fase, mas não só (Leões somavam dez vitórias seguidas e os dragões oito), mas em Alcochete tiveram de partilhar pontos – ficam ambos com dez. A formação azul e branca entrou com eficácia máxima e adiantou-se (9’), mas mesmo a fechar o primeiro tempo (43’) Martim Ribeiro apontou um grande golo de fora da área que sentenciou o clássico, embora só o Sporting CP tenha procurado algo mais no segundo tempo.
Em manhã ensolarada, o clássico começou com intensidade máxima em cada duelo, mas também de mira nas balizas. Tcherno Jamanca, avançado do FC Porto, rematou rasteiro e cruzado ao lado na primeira investida, seguindo-se uma forte e ameaçadora resposta verde e branca, que o guardião Francisco Mendes susteve com defesas a David Almeida e Martim Ribeiro, além de a barra ter desviado um cruzamento venenoso de Afonso Marques.
Melhor pontaria teve, no entanto, a formação azul e branca, que antes dos dez minutos chegou à vantagem no seu primeiro e único remate enquadrado na primeira parte. O lance foi bem trabalhado no corredor direito e acabou com Rodrigo Gonçalves a entrar de segunda linha na área, solto, para marcar.

Apesar dos esforços para reagir, o Sporting CP sentiu algumas dificuldades para impor o seu jogo e só mais perto da meia hora voltou a aproximar-se com perigo da baliza adversária. Já depois de um remate de Afonso Marques encaixado com segurança, o guardião teve de se aplicar junto ao chão para sacudir um bem direccionado pontapé de fora da área de Martim Almeida.
O FC Porto, pelo meio, ainda deixou um aviso através de contra-ataque, mas foram os jovens Leões a justificarem sempre mais o golo, que chegou ainda (merecidamente) neste primeiro tempo. Primeiro, David Almeida ainda desperdiçou uma boa situação, após flectir da direita para dentro e atirar muito por cima, mas aos 43’ foi à ‘bomba’ que se repôs a igualdade quando o jogo estava a ficar mais quente.
O avançado Martim Ribeiro roubou a bola no último terço, rodou e, sem hesitar, encheu o pé para um fortíssimo remate de longe que só parou no fundo das redes – sexto golo no escalão para o jovem de apenas 15 anos. 1-1 foi o resultado que vigorou até ao intervalo, embora os dragões ainda tenham avistado uma resposta por Gabriel Lança, cujo desvio na área saiu por cima. Tanto Sporting CP como FC Porto não sofriam golos há dois jogos, registo que ‘morreu’ no clássico.

Na reentrada em campo, os jovens Leões mostraram-se novamente mais confortáveis na partida e em cima da hora de jogo ameaçaram o segundo golo, com Martim Ribeiro a sair ‘disparado’ na transição e a atirar para defesa à figura. Do outro lado, Afonso Redondo também foi colocado à prova, desde fora da área, por Rodrigo Gonçalves, porém, com o avanço dos minutos, o clássico pendeu sempre mais para o lado verde e branco – revigorado com as entradas de Paulo Rodrigues, Francisco Simões, José Garrafa, Diego Farinha e, mais tarde, José Lino.
O Sporting CP de Pedro Pontes procurou e arriscou sempre mais, com os extremos a emprestarem os seus desequilíbrios no 1v1, mas a acutilância ofensiva já não foi a mesma da primeira parte e o melhor que se criou foi um remate por cima de Afonso Marques e outro, demasiado enrolado para o que a situação prometia, de Diego Farinha.
O empate, trazido dos primeiros 45 minutos, foi mesmo definitivo em Alcochete. Na próxima jornada, os juvenis do Sporting CP enfrentam outro rival, o SL Benfica, desta feita fora de casa.
Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna (Francisco Simões, 64’), Mário Almeida (Paulo Rodrigues, 64’), Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira, Martim Almeida [C], Afonso Marques (José Lino, 81’), David Almeida (Diego Farinha, 72’), Vítor Conceição (José Garrafa, 64’), Martim Ribeiro
